Uma representação do setor lácteos de 16 países da América Latina - integrados na Federação Panamericana de Leite (Fepale) está em Lugo, na Espanha, para celebrar sua assembleia anual e estabelecer vínculos com o setor espanhol. O presidente da Fepale, Vicente Nogueira, mostrou-se muito otimista com relação às oportunidades que esse encontro pode gerar para o setor de ambos os lados do Atlântico.
Espanhóis e europeus podem "conhecer melhor as possibilidade que a América Latina tem de produção e também de colaboração. Não podem nos ver somente como competidores, mas sim, como uma aliança estratégica que talvez possa se materializar em uma plataforma conjunta para exportar a outros mercados", disse Nogueira.
Nogueira disse que o que chama a atenção aos latino-americanos com relação ao setor europeu são questões relacionadas ao meio-ambiente, rastreabilidade e inovação de produtos. "Temos muito que aprender". Em suas palavras, a América Latina é "a terra prometida para produzir leite por várias razões: pela herança deixada pelos espanhóis e portugueses e porque tem 13% da produção mundial de leite, mas que há dez anos era de 8%". Para Nogueira, "a quantidade de terra, de água, a produção de grãos e os jovens de nossos países tornam o setor leiteiro latino-americano um setor que se desenvolverá cada vez mais; daí a importância dos convênios com a Galícia".
O presidente da Fepale considera que é possível "complementar" os dois setores. O latino-americano é muito heterogêneo, segundo ele. "Há países com excedentes e importadores, mas o importante é que o consumo e a produção crescem em todos eles". A maior produção se situa no Brasil, México, Argentina e Colômbia, embora haja casos, como o do Uruguai, que produz 2 bilhões de litros e exporta mais de 50%, disse ele. Nogueira garante que o momento atual "é importante, porque o setor leiteiro espanhol e europeu passa por muitas mudanças e podem aparecer também muitas oportunidades".
A reportagem é do site http://elprogreso.galiciae.com, publicado no Lechería Latina, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Fepale busca "alianças estratégicas" na Espanha
Uma representação da Federação Panamericana de Leite (Fepale) está em Lugo, na Espanha, para celebrar sua assembleia anual e estabelecer vínculos com o setor espanhol. O presidente da Fepale, Vicente Nogueira, mostrou-se muito otimista com relação às oportunidades que esse encontro pode gerar para o setor de ambos os lados do Atlântico.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.