Fato curioso: felicidade e oferta de manteiga tem alguma relação?

Segundo o Relatório de Felicidade Mundial, países com mais oferta de manteiga têm maior nível de felicidade. O Haiti e outros países com pouca oferta de manteiga têm nível baixo de satisfação com a vida. O inverso é verdade: países como a Alemanha têm altos níveis nas duas categorias. Mas qual é a relação entre as duas informações?

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Figura 1Segundo o Relatório de Felicidade Mundial, realizado no ano passado, países com mais oferta de manteiga têm maior nível de felicidade. O Haiti e outros países com pouca oferta de manteiga têm nível baixo de satisfação com a vida. O inverso é verdade: países como a Alemanha têm altos níveis nas duas categorias. Mas qual é a relação entre as duas informações?

Cidadãos desses países responderam em 2013 a uma pesquisa sobre a satisfação com a vida. Eles deram uma nota de 0 a 10 para a própria satisfação. Já a oferta de manteiga per capita no país é medida em quilos.

Figura 2

O relatório de 2018 cruzou as duas informações e produziu um gráfico com vários países do mundo. Os países com nível de felicidade maior que sete pontos foram México, Brasil, Israel, Holanda, Costa Rica, Canadá, Austrália, Bélgica, Alemanha e Islândia. Já os países com felicidade menor do que cinco foram Haiti, Camarões, Malaui, Madagascar, Congo, Sri Lanka, Angola, Senegal, Bangladesh, Ruanda, Quênia, Mongólia, Geórgia, entre outros.

Continua depois da publicidade

De acordo com este gráfico, há uma proporção direta entre níveis de satisfação auto-relatados e oferta de manteiga. O relatório não oferece uma explicação definitiva para o fenômeno, mas há algumas hipóteses.

Figura 3

A primeira é que a grande oferta de manteiga indica que há também uma grande oferta de lácteos em geral, incluindo o queijo. No leite fresco e no queijo, encontramos a caseína, proteína com sequência de sete aminoácidos que se parecem com nossas endorfinas naturais, substâncias que dão sensação de prazer. Pode ser que a ingestão de lácteos e seus derivados esteja causando sensação de felicidade nessas populações.

A outra hipótese é que talvez não exista aqui uma relação de causa e consequência entre as duas coisas. Neste caso, algum outro motivo influencia tanto a satisfação das pessoas quanto a oferta de manteiga, como cultura alimentar, renda ou maior acesso a criação de bovinos e seus derivados. 

As informações são do portal Hype Science, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?