Federações da Agricultura e Conseleites adotam posição unânime sobre IN-51

As Federações estaduais da agricultura de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul; os sindicatos das indústrias de laticínios de cada Estado e os respectivos Conselhos Paritários (Conseleite) adotaram posição unânime. "O rigoroso cumprimento das normas da IN-51 é vital para a qualificação da pecuária leiteira e a conquista de mercados internacionais", expõe o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Nelton Rogério de Souza.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 15
Ícone para curtir artigo 0

Uma postura em favor da qualidade e da competitividade. O Fórum Permanente da Cadeia Láctea da Região Sul - reunido em Florianópolis na última semana - reivindicou ao governo federal o cumprimento do prazo definido pela IN-51 para alteração nos parâmetros de qualidade do leite, a padronização das ações de inspeção municipal e estadual e maior comprometimento dos agentes da cadeia produtiva no cumprimento dos novos padrões.

As Federações estaduais da agricultura de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul; os sindicatos das indústrias de laticínios de cada Estado e os respectivos Conselhos Paritários (Conseleite) adotaram posição unânime.

"O rigoroso cumprimento das normas da IN-51 é vital para a qualificação da pecuária leiteira e a conquista de mercados internacionais", expõe o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Nelton Rogério de Souza. Reclama que, atualmente, só os estabelecimentos com SIF (serviço de inspeção federal) são fiscalizados. A Faesc e o Sindileite querem que os estabelecimentos com SIM (inspeção municipal) e com SIE (inspeção estadual) também sejam incluídos no processo fiscalizatório.

A Faesc está orientando os sindicatos rurais e os produtores de leite que faltam apenas três meses para se adaptar aos padrões estabelecidos na Instrução Normativa 51.

As informações são da Faesc, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 15
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

IRAMIR BATISTELA
IRAMIR BATISTELA

PLANALTO - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/03/2012

TEMOS QUE AGIR MAIS, PARA QUE QUEM TEM O INTERESSE EM PRODUZIR LEITE DE QUALIDADE E EVENTUALMENTE GANHAR MAIS PELO MESMO TENHAM ESTABILIDADE PARA TRABALHAR.
José de Jesus Santos
JOSÉ DE JESUS SANTOS

SANTO ANASTÁCIO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/04/2011

se o nosso governo adiar mais uma ves estas medidas de qualidade do leite que se arratam a anos e porque ele mesmo gosta que o povo brsileiro esteja consumindo porcaria sem nenhum criterio de qualidade principalmente em higiene isso e saude para a populaçao vamos por a mao na conciencia e trabalhar para a populaçao.
PAULO GUIMARAES
PAULO GUIMARAES

DATAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/04/2011

Teem que fiscalizar os laticinios que pegam o leite de boa qualidade dos pequenos produtores,pegam quando querem a hora que querem e se tiver tendo excesso de leite inventam que o leite esta estragado e não levam e depois aínda entregam uma cota para a população que nem sabem que leite estão servindo para seus filhos e as prefeituras que não entendem nada de nada nunca fiscalizaram é triste mais é verdade temos que enfiar a IN 51 guela a baixo deste pessoal que não quer nem saber de qualidade e sim de grana ....din din.

desculpe-me pelo desabafo ,mais prestem a atenção.
Juliéli Melise Renz
JULIÉLI MELISE RENZ

MONDAÍ - SANTA CATARINA

EM 03/04/2011

Por um lado tem suas vantagens... exportação, qualidade ao comsumidorrr!Porem sera que todos os produtores irão se enquadrar nessas normas.Sera que muitos não irão perder sua renda por falta de conhecimento, por medo, incerteza(......)!E a inspeção que hoje quase não se tem, sera cumprida.
renato calixto saliba
RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/04/2011

Precisamos trabalhar nossos produtores que sem qualidade nao conquistaremos mercado internacional e que o mercado nacional esta ficando cada vez mais exigente e nao pode ter volta , nem adiamento.
Darlani Porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/04/2011

Gostaria realmente que houvesse por parte do governo uma fiscalização rígida , nas caixinhas principalmente , acho que aí tem muita coisa errada, pois fica mais fácil. Os produtores são diariamente fiscalizados pelos laticinios , entáo, se o governo fizer a parte dele direito , não só em fiscalizar , mais zerar todos os impostos incidentes em prol do produtor , este sim , e´ que precisa sobreviver na cadeia leiteira , e fornecer um leite de qualidade melhor , e possuir um gado sadio , que não é barato.
Nilson André C. Menezes
NILSON ANDRÉ C. MENEZES

ITABUNA - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/04/2011

Parabéns pela decisão acertada, o futuro vai confirmar isso.
daniel de miranda furtado gomes
DANIEL DE MIRANDA FURTADO GOMES

RIO GRANDE - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/03/2011

acho dificil o governo nao adiar.tudo no Brasil é assim.Como produtor de leite gostaria muito que a In 51 valesse a partir desse ano, mas tenho certeza que vai adiar ou mudar os parametros.até pq se for vale , creio que um percentual alto de leite nao ira se enquadrar.
Jose Getulio Wingert
JOSE GETULIO WINGERT

RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 31/03/2011

Quanta besteira patrocinada pelas grandes indústrias e seus capachos institucionalizados (federações, sindicatos vendidos, conseleites inúteis etc etc).
Ningém é contra qualidade em qualquer área, mas sim em relação a processos irreais colocados de cima para baixo e que só atendem aos grupos com interesses óbvios de centralizar mercados e retirar do cenário pequenas e médias organizações que hoje tentam sobreviver.
Apenas para mencionar que não estou falando bobagem igualmente, dia desses perguntei a uma cooperativa de nossa região, bem organizada e com técnicos municipais e de ATER suficientes para um trabalho adequado (400 cooperados e 500.000 l/mês), como andava a situação. Resposta: NEM 12% DOS PRODUTORES SE ENQUADRAM.
claudio bufulin
CLAUDIO BUFULIN

CASTILHO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/03/2011

Minha produção é bem pequena comparada a dos companheiros por ai, mas ja estou me adequando para isto, inclusive com a compra financiada de um tanque de resfriamento para sair do comunitario, onde ainda ha resistencia dos produtores em melhorar a qualidade de seu leite. So espero que o preço melhore.
laercio marchini
LAERCIO MARCHINI

CORUMBIARA - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 30/03/2011

Parabens aos orgaos competentes, iniciativa privada, e demais coloboradores.
a IN 51, ainda é pouco difundida em Rondonia. Gostaria muito de ver açoes como esta em nossa regiao.
José Itamar de Almeida
JOSÉ ITAMAR DE ALMEIDA

CAMPO BELO - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÃO PÚBLICA

EM 30/03/2011

Após a IN 51 e a granelizaçao deu um salto na qualidade. Trabalho como gerente de captação além, de comprar o leite procuro levar informações ao produtor orientando no sentido de melhorar a qualidade do leite e estar dentro dos padões da IN 51. A partir do momento que o SIM(inspeção Municipal) SIE (inspeçao estadual) forem fiscalizados pela IN 51 vamos acabar com com esta abertura para aqueles que tem resistência a qualidade e tem aonde vender. Quem vai ganhar é o consumidor que vai ter produto de qualidade independente se o produto tem SIF, SIM ou SIE.
Marius Cornélis Bronkhorst
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/03/2011

Parabens ao Fórum

As propriedades envolvidas na produção de leite automaticamente são fiscalizadas pela industria Que paga por QUALIDADE.
As idustrias tem que ser fiscalizadas pelo governo,e todas as prossecadores tem que ter o mesmo objetivo ,Qualidade por exelencia.senão FECHA.
E acabar vom a clandestinidade.
Paulo R. F. Mühlbach
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/03/2011

DECISÃO SENSATA E DE VISÃO! É o único caminho possível para a conquista dos mercados externos, e o Brasil é um só!
Leticia Mendonça
LETICIA MENDONÇA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 30/03/2011

Até que enfim uma boa notícia!
Qual a sua dúvida hoje?