Entenda o caso > à medida que mais alternativas a produtos lácteos ganham popularidade, mais marcas estão rotulando seus produtos com nomes como "leite de amêndoa" ou "queijo vegano", usando termos lácteos, mesmo não contendo o item em sua composição. A indústria de lácteos quer que o mercado não lácteo use palavras "alternativas" ou "substitutas" em sua rotulagem, uma vez que os consumidores estão se confundindo.
Depois de se comprometer a rever a rotulagem revisando e modernizando os padrões de identidade para produtos lácteos e não lácteos, a FDA abriu um pedido para o período de informações no final de setembro. Originalmente, esse período deveria encerrar no dia 27 de novembro para que o público enviasse comentários eletrônicos ou por escrito sobre o documento "Uso de nomes de lácteos na rotulagem de produtos à base de plantas". Mas depois que as pessoas solicitaram mais tempo para fornecer seus comentários, a FDA decidiu estender o período de comentários por 60 dias.
"A FDA acredita que a prorrogação permitirá tempo suficiente para que as pessoas interessadas fornecessem informações sem atrasar significativamente qualquer possível ação adicional sobre essas questões importantes", explicou o governo.
Definindo os padrões
No documento, a FDA detalha seu raciocínio para se envolver com o público e descreve o que está procurando nas respostas. "Estamos interessados em saber como os consumidores utilizam esses produtos à base de plantas e como eles entendem termos como, por exemplo, 'leite' ou 'iogurte' quando incluídos nos nomes dos produtos vegetais", disse.
“Também estamos interessados em saber se os consumidores estão cientes e entendem as diferenças entre a natureza básica, características, ingredientes e conteúdo nutricional de produtos à base de vegetais e seus equivalentes lácteos”.
A FDA forneceu uma lista de cinco categorias com perguntas correspondentes para orientar as respostas e ao mesmo tempo coletar o máximo possível de informações sobre as indústrias de lácteos e não lácteos. “Solicitamos comentários, particularmente dados e outras evidências, sobre:
- As condições atuais do mercado e os custos de rotulagem de produtos à base de plantas;
- Compreensão do consumidor, percepção, compra e consumo de produtos à base de plantas, particularmente aqueles fabricados para serem semelhantes a alimentos lácteos, como, por exemplo, leite, leite fermentado, iogurte e queijo;
- Compreensão do consumidor em relação à natureza básica, características e propriedades desses produtos à base de plantas;
- Compreensão do consumidor sobre o conteúdo nutricional de produtos à base de vegetais e laticínios e o efeito, se houver, sobre as compras e uso do consumidor;
- O papel dos produtos à base de plantas e alimentos lácteos no cumprimento das recomendações das Diretrizes Dietéticas (Ref. 1).
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.