A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) anunciou a aprovação do Experior (lubabegron Tipo A), da Elanco, o primeiro medicamento animal que, quando fornecido aos bovinos sob condições específicas, resulta em menos gás amoníaco liberado como subproduto de seus resíduos.
As emissões de gás de amônia podem vir de muitas fontes, incluindo o esterco de bovinos, e são implicadas em neblina atmosférica e odores nocivos, o que é uma grande preocupação. Além disso, altas concentrações de amônia podem causar irritação nos olhos, nariz e garganta em humanos e animais. Também podem contribuir para um processo chamado eutrofização, no qual os corpos de água tornam-se enriquecidos com excesso de nutrientes, especialmente nitrogênio e fósforo. Este enriquecimento de nutrientes na água provoca a proliferação de algas, que bloqueiam a luz do sol para as plantas aquáticas e, eventualmente, resulta na morte de animais aquáticos, devido à falta de oxigênio na água.
Os estudos do Experior indicaram que o produto reduziu parcialmente as emissões de gás amoníaco do esterco de um animal individual ou de um grupo de animais em condições semicontroladas em instalações fechadas. No entanto, os estudos não mediram as emissões de gases de amônia em escala de rebanho ou fazenda.
Várias pesquisas mostraram que é seguro fornecer o Experior a bovinos de corte e que a carne dos mesmos tratados com o medicamento é segura para as pessoas consumirem. Mais de 4.000 bovinos foram estudados, e os resultados mostraram uma baixa incidência de problemas de saúde em geral, e nenhuma diferença entre os animais controle e aqueles que receberam Experior.
Em uma análise simultânea, porém separada, a Diretoria de Medicamentos Veterinários (VDD) do Health Canada também revisou o Experior. Isso ressalta a colaboração contínua entre o Centro de Medicina Veterinária da FDA e o VDD, cujo objetivo é facilitar o acesso a medicamentos veterinários em ambos os países.
A One Health Initiative reconhece que a saúde das pessoas, dos animais e do meio ambiente está interligada. A iniciativa defende uma abordagem abrangente dos problemas de saúde e ambientais e visa promover, melhorar e defender a saúde e o bem-estar de todas as espécies.
As informações são da FDA, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.