Faturamento do setor de longa vida deve crescer
A indústria de leite longa vida (UHT) pretende encerrar 2010 com crescimento de 4% a 5% em suas vendas, faturamento de R$ 9,4 bilhões e 5,5 bilhões de litros vendidos. O setor pretende, ainda, repetir o desempenho de incremento de vendas em 2011. No ano passado, por conta da crise global, o setor recuou 0,9%, com 5,308 bilhões de litros vendidos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV), Cláudio Teixeira, disse que o principal fator de impulso desse desempenho é o incremento de renda e ascensão social da população, que influencia no poder de compra do consumidor.
Em 15 anos, a produção brasileira de leite longa vida saltou de 300 milhões de litros para 5,5 bilhões de litros em 2010. O mercado interno absorve 97% dessa produção. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Leite Longa Vida (ABLV), Nilson Muniz, o crescimento do setor foi conquistado a partir de um trabalho de identificação do produto pelo consumidor e um novo posicionamento da indústria no mercado. "O leite longa vida ganhou participação no consumo pela praticidade e capacidade de penetração em mercados mais distantes", explicou
Atualmente, o leite longa vida está presente em 85% dos lares brasileiros e representa 76% do leite fluido de consumo. Esse porcentual ainda é menor do que nos países da Europa - Bélgica, Espanha, França e Portugal -, onde o produto longa vida domina o mercado de leite, com 97% de participação. Na América do Sul, outras nações também consomem mais o produto, como Chile (98%) e Argentina (87%).
A expansão do setor tem sido puxada, também, pelo crescimento do mercado do Nordeste. A região, que historicamente tem uma penetração menor do que a média nacional, por conta da distância dos grandes centros produtores e baixa produção leiteira na região, vem crescendo cerca de cinco pontos porcentuais a cada ano, desde 2008. De acordo com a ABLV, neste ano, o leite longa vida deve alcançar 60% de penetração nos lares nordestinos ante 55% de 2009 e 51% de 2008. "Há 16 anos, o foco era resolver as questões de base do setor, como a identidade do produto, isonomia tributária. Hoje, temos trabalhado no incentivo do consumo do leite longa vida", disse Muniz.
Volatilidade e pulverização são desafios da indústria
A perspectiva de crescimento da indústria do leite longa vida são boas, mas o setor tem seus percalços: o preço de sua matéria-prima é altamente volátil. "Para trabalhar com leite não dá pra pensar tanto em grandes margens", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV), Cláudio Teixeira. As baixas margens também são consequência de um ambiente extremamente competitivo, pela quantidade de players do mercado. "Temos que ir atrás de ganhos de escala, buscar mais eficiência operacional e baixarmos o nosso custo de produção", disse Teixeira.
Nos últimos anos, a indústria tem iniciado um movimento mais intenso de consolidação. "Entretanto, o setor ainda é muito pulverizado. Esse movimento de consolidação continuará e ainda levará muito tempo para o setor ficar concentrado", declarou o presidente da ABLV. A associação possui atualmente 30 empresas filiadas, que representam 80% da produção de leite longa vida no País. Os outros 20% da produção estão nas mãos de mais de 40 companhias.
As informações são da Agência Estado, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já viu a programação do Interleite Sul 2010, que trará um grande debate sobre competitividade em vários estados brasileiros e Argentina? Clique aqui para mais informações. Não deixe de participar desse evento!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/10/2010