Exportações lácteas Uruguai aumentam 21%; Argélia e Brasil são os principais destinos

A exportação de produtos lácteos gerou US$ 681 milhões nos últimos 12 meses, informou o Instituto Nacional do Leite. O valor das vendas foi 21% maior, devido ao aumento significativo na quantidade colocada de leite em pó integral, desnatado e manteiga. A Argélia, com 32%, e o Brasil, com 21%, são os principais destinos dos produtos lácteos uruguaios. O crescimento do volume de negócios deve-se ao aumento dos volumes exportados e não devido a melhores preços.

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A exportação de produtos lácteos gerou US$ 681 milhões nos últimos 12 meses, informou o Instituto Nacional do Leite. O valor das vendas foi 21% maior, devido ao aumento significativo na quantidade colocada de leite em pó integral, desnatado e manteiga. A Argélia, com 32%, e o Brasil, com 21%, são os principais destinos dos produtos lácteos uruguaios. O crescimento do volume de negócios deve-se ao aumento dos volumes exportados e não devido a melhores preços.

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O relatório do Instituto Nacional do Leite (Inale), baseado em registros da Direção Nacional de Aduanas, aponta que o valor das exportações de produtos lácteos aumentou 21% nos últimos doze meses e totalizou US$ 681 milhões.

A Argélia é o principal destino dos lácteos uruguaios, com 32%, seguido pelo Brasil, com 21%, Rússia e Cuba, com 7%, e México, com 6%. O preço médio do leite em pó integral nos últimos doze meses chegou a US$ 2.779 por tonelada e o principal mercado é a Argélia, com 63%. Enquanto isso, para o leite desnatado, o valor médio foi de US $ 2.122 e, com 63%, o Brasil ocupa o primeiro lugar no destino.

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Por outro lado, o valor dos queijos foi de US$ 2.224, sendo o Brasil o principal mercado, com 24%. Finalmente, para a manteiga, o valor médio em dólares por tonelada foi de US$ 4.638 e 50% do produto foi exportado para a Rússia. 

O ministro da Economia e Finanças, Danilo Astori, afirmou que a exportação de produtos lácteos uruguaios "alcançou níveis extraordinariamente positivos", especialmente no leite em pó integral "com um preço adequado que havia caído muito antes".

Astori salientou que o crescimento das exportações "é muito importante, naturalmente sobre uma base que sofreu uma deterioração. Quando a base sofre uma deterioração, o crescimento é mais positivo, mas em qualquer caso, se fortalecermos o motor de investimento e também o de exportação, acredito que o Uruguai possa manter sua meta de crescimento.”

As informações são do El País Digital, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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