Exportações de lácteos do Uruguai cresceram 77% em fevereiro

As exportações de lácteos do Uruguai cresceram 77% em fevereiro desse ano com relação ao mesmo mês de 2011, segundo dados do Inale. A indústria de lácteos do Uruguai exportou 35.907 toneladas durante os dois primeiros meses de 2012.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As exportações de lácteos do Uruguai cresceram 77% em fevereiro desse ano com relação ao mesmo mês de 2011, segundo dados do Instituto Nacional de Leite do país (Inale). A indústria de lácteos do Uruguai exportou 35.907 toneladas durante os dois primeiros meses de 2012.

O maior crescimento nas exportações foi registrado no leite em pó desnatado, onde as exportações aumentaram em 151%, alcançando 4.655 toneladas durante os primeiros 60 dias de 2012. O segundo produto com maior crescimento foi a manteiga, com 73% de aumento nas exportações até fevereiro, somando um volume de 3.081 toneladas. Em seguida vieram os queijos, com um aumento de 16% no volume exportado, totalizando 6.445 toneladas até o mês passado. As vendas de leite em pó integral cresceram em 15%, para 8.115 toneladas.

Não somente o volume exportado foi maior, com um aumento registrado também nos preços. Essa recuperação dos preços é transferida pela indústria aos preços do leite captado dos produtores e tudo se traduz em maiores investimentos para poder aumentar a produção.

Quanto aos mercados, em fevereiro o Brasil foi o mais importante, já que comprou 29% do total exportado, ficando com 98% do leite em pó desnatado e 25% do leite em pó integral. O Brasil também comprou 11% dos queijos e foi responsável por 29% das receitas provenientes das exportações de manteiga. A Venezuela foi o segundo destino dos lácteos uruguaios. Esse mercado foi responsável por 24% do faturamento no setor e importou 66% dos queijos exportados.

Em terceiro lugar ficou Cuba, com 21% do faturamento, ficando com 59% do leite em pó integral vendido ao exterior. Em quarto lugar esteve a Colômbia (5%), que foi um forte importador de leite em pó integral e se mostra como responsável de 12% do faturamento.

A reportagem é do El País Digital, traduzida e resumida pela Equipe MilkPoint.

Você já fez sua inscrição para o II Simpósio Internacional Leite Integral (3 a 4/05 - Belo Horizonte)? Amanhã será o último dia para aproveitar o desconto. Não deixe para fazer sua inscrição depois e aproveite a oportunidade. Acesse http://simposioleiteintegral.com.br/!
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?