Ex-ministro diz que lei pretende inibir a agricultura

A bancada do agronegócio quer votar o quanto antes as mudanças do Código Florestal. Ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli é a favor das mudanças no Código Florestal propostas pelo deputado Aldo Rebelo, e disse que o Brasil vem fazendo uma legislação altamente burra em cima do seu sistema produtivo. De acordo com ele, o que se pretendeu foi inibir a melhor agricultura do mundo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

A bancada do agronegócio quer votar o quanto antes as mudanças do Código Florestal. Este foi o tema do debate desta terça (1º), do programa Mercado, Arte e Cia. O programa contou com a participação do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli e do ambientalista Mário César Mantovani, da Fundação SOS Mata Atlântica.

Paolinelli é a favor das mudanças no Código Florestal propostas pelo deputado Aldo Rebelo, e disse que o Brasil vem fazendo uma legislação altamente burra em cima do seu sistema produtivo. De acordo com ele, o que se pretendeu foi inibir a melhor agricultura do mundo.

"Ela [a legislação atual] não tem base científica, ela não tem nenhum sentido econômico e social. Ela foi uma forma de acusar um terceiro pelos males que estão ocorrendo no Brasil", afirmou Paolinelli. O ex-ministro defendeu que o Brasil tem hoje capacidade de desenvolver cientificamente os programas do qual precisa na área ambiental, transmitindo-os aos seus produtores.

"O Brasil que não tinha alimentos na década de 1970, o país que se preparou para formar e ter uma agricultura mundial, uma agricultura tropical. É a melhor do mundo. Depois que o país montou isso, viraram contra o setor produtivo brasileiro como se ele fosse causador de todos os males e, sem nenhum debate, sem nenhuma razão científica, começaram a legiferar", completou Paolinelli.

Já Mantovani afirmou que é a favor de mudanças no Código Florestal, mas não da maneira que está sendo proposta pelo deputado Aldo Rebelo. Ele acusa o parlamentar de servir aos interesses de alguns grupos, assim como da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

"Isto virou uma guerra, que acabou envolvendo todo mundo e foi mau para todos nós, porque no fim não estamos fazendo nenhum avanço que era necessário, urgente para a agricultura brasileira, que é talvez a melhor agricultura do planeta e que está amarrada hoje neste emaranhado de legislações", disse Mário Mantovani.

Ele entende que é impossível separar agricultura de meio ambiente, já que a agricultura depende do ambiente. "O que é necessário fazer é o Brasil agregar valor na sua agricultura. Não se pode mais fazer aquela agricultura do passado", defendeu Mantovani.

As informações são do Canal Rural, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcio Carlos
MARCIO CARLOS

DONA EMMA - SANTA CATARINA - ESTUDANTE

EM 16/03/2011

Eu morro em Santa Catarina um estado onde há o predomínio da agricultura familiar em pequenas áreas. Áreas estas que ao serem aplicados as leis ambientais serão inviáveis economicamente. Não estou falando de algumas centenas de famílias mais sim de milhares. Os agricultores estão cada vez mais desmotivados em continuar a produzir devido a problemas dos mais diversos que nos acomete.

Precisamos não de uma legislação ambiental que nos coloca fora de nossas propriedades onde retiramos os alimentos de nossa famílias e ainda colocamos na mesa de tantas outras comida de boa qualidade a preço que nos humilham.

Existem produtores que a cada vez que escutam as barbaries que legisladores, pessoas que se dizem entendidas do meio agricula mas que nunca viram um pé de milho, escorrem lágrimas de seus olhos. Produtores que passaram a vida toda produzindo alimentos hoje estão sendo obrigados a deixa suas propriedades por falta de uma política que incentive os seus filhos a permanecerem a agricultura. De uma legislação de preços mínimos, de um zoneamento agrícola, de uma regularização dos insumos agrícolas que são controlados por empresas estrangeiras que ditam os seus preços.


Nos, brasileiros, temos que olhar com mais carrinho para Agricultura ou estaremos comprando alimentos a curto prazo.

Fernando  Fonseca Gomes
FERNANDO FONSECA GOMES

INDIANÓPOLIS - MINAS GERAIS

EM 24/02/2011

mais sera que todos ainda nao intendeu bem este seguimento que os ambientalistas estao fazendo/ sera que todas as pessoas nao veem que paises de fora esta injetando dinheiro no Brasil pra travar nossa produçao, independentimente do seguimento,pra tirarmos da concorrencia!
enquanto nós tivermos bem na fita seremos taxados de judas escariotes,porque somos capazes de fazer as coisas bem feitas,com altos rendimentos e produçao nunca vista na historia brasileira.
entao é hr das pessoas pararem e penssarem na atual legislaçao e ver que esta tudo do jeito que os paises de fora quer !
eles querem ver nois do jeito que nós era submissos as suas vontades sem leite ,sem carne e sem graos ,pois nós damos mais lucros a eles comprando que produzindo,esta é a mais pura verdade.
Paulo Luís Gonçalves Campelo
PAULO LUÍS GONÇALVES CAMPELO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 08/02/2011

A SOS Mata Atlântica é financiada por grupos Estrangeiros, Grupos esses que não possuem o menor interesse em ver a Agricultura do Brasil se desenvolver. Quando vejo o Sr. Mantovani afirmar "O que é necessário fazer é o Brasil agregar valor na sua agricultura. Não se pode mais fazer aquela agricultura do passado", me faço a seguinte pergunta, onde ele está vendo a Agricultura do passado ? Ele está é precisando conhecer a realidade da Agricultura do nosso País.
Alcides Piantola
ALCIDES PIANTOLA

CONCEIÇÃO DE MACABU - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/02/2011

Como pode alguém "acusar" o parlamentar de "servir aos interesses" da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)?

Penso que deve existir uma forma mais eficaz (e mais correta!) de trabalhar a favor do meio-ambiente, sem ser contra uma entidade que representa agricultores e pecuaristas e por extensão contra a agricultura e pecuária brasileira.

A sociedade está integralmente a favor da preservação do meio-ambiente, mas as vezes escutamos vozes que destoam do bom senso, trazendo conceitos estranhos, senão estrangeiros, que precisam ser filtrados.

Antonio Silvio Abeid Moura ( Silvio Moura )
ANTONIO SILVIO ABEID MOURA ( SILVIO MOURA )

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 02/02/2011

Embora não tenha visto a integra do programa, parece que o representante da SOS Mata Atlântica fez um discurso em busca do entendimento mas que, na minha visão, é só politico,ou seja, não é o que ele realmente pensa e faz.
Armando Gomes de Almeida
ARMANDO GOMES DE ALMEIDA

TUPI PAULISTA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 02/02/2011

Quando faltar alimento na mesa dos brasileiros,e ter que importar de outros paises, neste momento os aloprados que acham que os alimentos nasce nas prateleiras, vai sentir na pele as consequencias........
Qual a sua dúvida hoje?