Executivos da canadense Saputo visitam Brasil

Alguns dos principais executivos da empresa de laticínios canadense Saputo, incluindo o CEO e presidente Lino Saputo Jr., estiveram no Brasil entre 18 e 21 de fevereiro, visitando laticínios, propriedades leiteiras, supermercados e atacadistas no Brasil. O coordenador do MilkPoint, Marcelo Pereira de Carvalho, organizou as visitas, acompanhou o grupo e ministrou uma palestra a respeito do mercado brasileiro de lácteos.

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Alguns dos principais executivos da empresa de laticínios canadense Saputo, incluindo o CEO e presidente Lino Saputo Jr., estiveram no Brasil entre 18 e 21 de fevereiro, visitando laticínios, propriedades leiteiras, supermercados e atacadistas no Brasil. O coordenador do MilkPoint, Marcelo Pereira de Carvalho, organizou as visitas, acompanhou o grupo e ministrou uma palestra a respeito do mercado brasileiro de lácteos.

Fundada em 1954 em Montreal por Lino Saputo e seu pai (avô do atual presidente), imigrantes do sul da Itália que começaram a fazer queijos destinados a outros imigrantes do país, a empresa cresceu organicamente até 1997, até faturar cerca de US$ 500 milhões por ano. O que mudou a história foi a abertura de capital: 25% das ações foram colocadas no mercado em uma primeira etapa e, de lá para cá, a empresa aumentou mais de 10 vezes de tamanho, processando cerca de 6 bilhões de litros por ano, atingindo faturamento de mais de US$ 5,6 bilhões e se tornando a décima segunda empresa de laticínios do mundo, sendo a primeira no Canadá, a terceira nos Estados Unidos, a terceira na Argentina, tendo ainda presença na Alemanha e no Reino Unido. Apesar do capital em bolsa, a família Saputo tem o controle da empresa.

Dentro do setor lácteo, a principal área de negócios está no mercado de queijos, que representa 80% da divisão de lácteos (que, por sua vez, representa 97% do negócio). Nesse segmento, a empresa é líder do Canadá e nos Estados Unidos, atuando tanto no mercado de commodities como de queijos especiais, sempre focando a rentabilidade. Na Argentina, também tem verificado grande crescimento após sua entrada no mercado, obtida através da aquisição da tradicional Irmãos Molfinos em 2003. Hoje, a empresa, que possui as marcas La Paulina e Molfino, fica atrás apenas da SanCor e da La Serenissima.

A visita ao Brasil teve o objetivo de conhecer o país. "Considerando o crescimento da economia brasileira e o desenvolvimento do mercado de lácteos no Brasil, achamos importante nesse momento pelo menos ver de perto o que está acontecendo e, talvez, analisar como podemos contribuir com o desenvolvimento desse setor no longo prazo", explicou Lino Saputo Jr.

Equipe MilkPoint
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