As exportações totais de lácteos em fevereiro tiveram o valor de US$ 221,4 milhões, 41% maior do que no mesmo mês de 2009, de acordo com dados divulgados pelo Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Esse é o maior valor registrado (em termos de média diária) desde outubro de 2008. Nos primeiros dois meses do ano, as exportações tiveram um valor de US$ 444,2 milhões, 34% maior do que no primeiro bimestre de 2009.
O volume das exportações de leite em pó desnatado apresentou melhora em fevereiro após dois meses de baixa. As vendas foram de 15.398 toneladas, 22% maior se comparado a fevereiro de 2009. Os envios para o México mais que dobraram e foram registradas grandes vendas à China e República Dominicana. Entretanto, as exportações para o sudeste da Ásia caíram 43%. Nos dois primeiros meses do ano, as exportações de leite em pó desnatado dos Estados Unidos foram de 28.435 toneladas, volume 18% menor que do primeiro bimestre de 2009.
As exportações de proteínas do soro do leite têm apresentado aumento desde o último verão. As exportações de soro de leite desidratado adoçado foram de 18.214 toneladas, volume 14% maior do que em fevereiro de 2009. As exportações de concentrado de proteína do soro do leite foram de 15.783 toneladas, 57% a mais que no ano anterior. Os envios de isolado de proteína do leite foram de 1.103 toneladas, 9% a mais que no ano anterior.
As exportações de queijos em fevereiro foram de 9.809 toneladas, 17% maior que em fevereiro de 2009. As vendas ao Japão quase triplicaram e para China, Taiwan e Arábia Saudita também apresentaram grandes ganhos. Entretanto, as exportações ao México, maior destino dos queijos norte-americanos, caíram 15%. Nos primeiros dois meses do ano, as exportações de queijos dos Estados Unidos foram de 19.427 toneladas, 16% maior que no ano anterior.
As exportações de lactose foram de 16.895 toneladas em fevereiro, 16% maior que no ano anterior. Os principais compradores foram Japão, México e sudeste da Ásia. Nos dois primeiros meses do ano, as exportações de lactose dos Estados Unidos foram de 33.945 toneladas, 21% maior que no ano anterior.
As exportações de óleo de manteiga em fevereiro foram de 2.413 toneladas, 21% maior frente ao mesmo período de 2009. Coreia do Sul e República Dominicana aumentaram seus volumes de compras. Entretanto, as vendas à Arábia Saudita, o maior mercado dos Estados Unidos, caíram 10%. Nos dois primeiros meses do ano, as exportações de óleo de manteiga dos Estados Unidos foram de 5.307 toneladas, 40% maior que no ano anterior.
Tabela 1. Volume exportado (em toneladas) em fevereiro de 2010 e primeiro bimestre de 2010, e variação (em %) frente ao mesmo período de 2009.

Nos primeiros dois meses do ano, as exportações dos Estados Unidos equivaleram a 22% do leite em pó desnatado produzido, 64% das proteínas do soro do leite, 58% da lactose, 2,6% dos queijos e 3,9% da manteiga.
As informações são do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (U.S. Dairy Export Council - USDEC), traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.