EUA restringe entrada de produtos lácteos chineses por melamina

A determinação do FDA sustenta que os importadores devem provar que os carregamentos de comida e bebida não contêm o produto químico usado na indústria antes de serem liberados para o mercado norte-americano.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Agência de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) restringiu a entrada de todos os produtos da China que contenham leite. Análises encontraram evidências de contaminação por melamina, substância que causou quatro mortes de bebês e deixou milhares de crianças doentes.

A determinação do FDA sustenta que os importadores devem provar que os carregamentos de comida e bebida não contêm o produto químico usado na indústria antes de serem liberados para o mercado norte-americano. A decisão pode ter grande impacto sobre as exportações de alimentos e bebidas pela China para os EUA, avaliadas em US$ 3,8 bilhões por ano. Além disso, os democratas do Congresso criticam o modo como a agência lida com a segurança dos alimentos e ameaçam alterar as responsabilidades do FDA.

Os produtos chineses parados nos portos dos EUA incluem comida para bebês, alimentos assados, comida para o café da manhã, doces, produtos com chocolate, queijo, sorvete, bebidas e alimentos para animais de estimação e de laboratório.

Um funcionário da FDA afirmou que a agência agiu após 60 testes em produtos como doces e biscoitos. Foram encontrados traços de melamina em alguns e de outros componentes relacionados ao químico em outros. Segundo ele, não foram registrados casos de doenças relacionadas à melamina nos EUA. O funcionário afirmou que a China foi avisada com um dia de antecedência. Pequim ainda não comentou o caso.

O FDA afirmou que a porcentagem das importações de alimentos atingida pela restrição é pequena. "Nós não esperamos um impacto significativo no comércio", afirmou o porta-voz. Os produtos testados em sua maioria são comercializados em lojas de produtos chineses, ainda que alguns possam ser vendidos em grandes redes.

Mais de 13 países na Ásia e em outros continentes encontraram melamina em produtos chineses. Em pequenas quantidades - até 2,5 partes por milhão - a substância não traz riscos. Porém em maiores doses pode causar problemas renais e até matar.

A melamina era acrescentada por pessoas envolvidas no setor de laticínios para fraudar testes de proteína. Com isso, era possível acrescentar água à mistura, aumentando os lucros.

A matéria é da Agência Estado, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?