No setor de lácteos, os preços do leite deverão aumentar em mais de US$ 0,088 por quilo em 2010. "A recuperação depende criticamente da economia em geral", disse o economista do setor de animais domésticos da FAPRI, Scott Brown. "A recuperação nos preços mundiais dos lácteos em 2010 ajudará a apoiar os maiores preços do leite no mercado interno norte americano".
Gráfico 1. Estimativa de preços médios de produtos lácteos, em dólares por quilo.

Muitas incertezas, especialmente em relação à energia, afetam os custos dos grãos e dos pecuaristas. Os preços dos cultivos comerciais agrícolas, segundo a previsão da FAPRI, ficarão em 2010 e 2011 semelhantes aos níveis de 2009. "Cada colheita tem sua própria história, mas no geral, esperamos que os preços permaneçam bem acima dos níveis anteriores a 2007".
Apesar dos preços do milho estarem abaixo do pico de 2008, são suportados por um contínuo crescimento na demanda. "Se a economia se recuperar, impulsionará a demanda doméstica e estrangeira por milho nas rações e o uso para produção de etanol aumentará a produção de milho nos Estados Unidos", disse Brown. "O Governo tem encorajado cada vez mais o uso do milho para produção de etanol. Um crescimento adicional depende do etanol à base de milho ser competitivo como combustível, o que depende em parte dos preços do petróleo".
As previsões da FAPRI são baseadas em opiniões de economistas de sete universidades agrícolas e estão publicadas no site da FAPRI.
A reportagem é do Dairy Herd Management, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.