EUA: novo guia dietético aumenta recomendação de lácteos para crianças
O Guia Dietético para Americanos, dos Estados Unidos, que foi recentemente revisado, aconselha crianças com idade de quatro a oito anos a aumentar seu consumo diário de lácteos de duas porções para duas porções e meia por dia. De acordo com o USDA, órgão responsável pelo guia, as evidências atuais mostram que a ingestão de leite e produtos lácteos está relacionada com a melhor saúde dos ossos, especialmente em crianças e adolescentes.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), órgão responsável pelo guia, as evidências atuais mostram que a ingestão de leite e produtos lácteos está relacionada com a melhor saúde dos ossos, especialmente em crianças e adolescentes. "O guia enfatiza a importância de estabelecer bons hábitos de consumo de leite na juventude, à medida que aqueles que consomem leite nos primeiros anos de vida têm mais chances de fazer isso quando adultos".
O consumo de lácteos está associado com um menor risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e menor pressão sanguínea em adultos, de acordo com o USDA. "O leite é a principal fonte alimentícia de três dos quatro nutrientes que o guia identificou como carentes na dieta americana - cálcio, vitamina D e potássio".
Entretanto, o USDA disse que os norte-americanos não cumprem essas recomendações, embora elas tenham sido estabelecidas anteriormente pelo Guia Dietético para Americanos e apoiada por organizações de saúde independentes.
O Guia Dietético para Americanos é revisado a cada cinco anos visando refletir as mudanças nos conhecimentos sobre nutrição ao longo do tempo. As diretrizes incluem uma revisão do consumo contemporâneo nos Estados Unidos de vários alimentos e nutrientes que avalia áreas em que o consumo pode ser inadequado ou excessivo.
Muitas das recomendações de 2010 continuam as mesmas das de 2005. O consumo diário recomendado de produtos lácteos com baixo teor de gordura para adultos ou crianças com nove anos ou mais é de três porções por dia, com duas porções ainda sendo aconselhadas para crianças de dois a três anos.
Os produtos lácteos, de acordo com o guia, são definidos como todos os leites, iogurtes com lactose reduzida, iogurtes congelados, sobremesas lácteas, queijos e bebidas de soja fortificadas. Creme de leite, coalhada e queijos cremosos não foram incluídos como parte do grupo de lácteos devido a seu baixo teor de cálcio.
As mudanças na versão de 2010 estão relacionadas às estratégias para conter o excesso de peso. "O ponto principal é que a maioria dos americanos precisam reduzir suas cinturas para reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças crônicas relacionadas à dieta", disse o secretário da Agricultura, Tom Vilsack.
As recomendações revisadas incluem um consumo máximo diário de sódio de 1.500 mg de sódio para grupos que representam cerca da metade da população em geral e a maioria dos adultos - especificamente, aqueles com idade de 51 anos ou mais, para os afro-descendentes e aqueles com hipertensão, diabetes tipo 2 ou doenças crônicas de rim.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já participou da pesquisa do Índice de Confiança da Produção de Leite (ICPL)? Clique aqui e saiba como funciona essa nova ferramenta elaborada pelo MilkPoint para auxiliar o setor.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.