ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA: NMPF cria novo recurso para monitorar aumento nas importações de lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/07/2002

2 MIN DE LEITURA

0
0
A Federação Nacional dos Produtores de Leite dos Estados Unidos (NMPF) começou a publicar um novo informativo trimestral para analisar o aumento das importações de produtos lácteos pelo país. O informativo, que se chamará ImportWatch trará informações sobre as mudanças nos níveis de importação de produtos lácteos, afetando o mercado doméstico, uma vez que o preço que os produtores de leite norte-americanos recebem é bastante afetado pelas importações.

"Devido ao fato destas importações realmente afetarem o fornecimento e a demanda no mercado doméstico, o ImportWatch irá examinar o volume destes produtos e como eles influenciam no setor de lácteos dos EUA", disse o presidente da NMPF, Jerry Kozak.

As importações de lácteos representam uma porção em crescimento no consumo dos EUA, aumentando de 3,1% em 1995 para 5% em 2000. Em certas categorias, incluindo manteiga e proteína concentrada do leite, a quantidade de importações aumentou 5 vezes desde o meio da década de 1990.

"Os produtos importados, como a proteína concentrada do leite e os substitutos da manteiga eram raramente vistos há menos de uma década, mas agora os EUA estão importando grande quantidade deles - e esses produtos estão roubando espaço dos produtos domésticos similares. Com o tempo, essas tendências reduzirão a renda dos produtores dos EUA e terão uma variedade de outros efeitos prejudiciais para o mercado de lácteos do país". Kozak disse que o ImportWatch tem o objetivo de ajudar os produtores de leite, processadores e governantes a entenderam melhor a relação entre as importações de lácteos e o mercado doméstico.

Apesar de haver centenas de diferentes produtos lácteos importados pelos EUA, o ImportWatch irá manter seu foco em algumas categorias chave, como: queijos, incluindo os do tipo Goya e Americano; proteínas, incluindo caseína e proteína concentrada do leite; e produtos derivados da manteiga, incluindo óleo de manteiga e substitutos de manteiga. Essas duas últimas categorias apresentaram aumentos significativos nas importações nos últimos 5 anos.

"Não é coincidência que os fornecimentos domésticos de leite em pó desnatado e agora de manteiga, estejam crescendo em uma taxa similar à taxa de aumento nas importações de proteína concentrada do leite e produtos derivados da manteiga. Se nós queremos entender onde os preços dos produtos lácteos dos EUA vão parar, e como os produtores do país serão afetados, temos que começar entendendo como nosso mercado está mudando por causa do fornecimento de produtos importados".

Kozak disse que a NMPF está comprometida em resolver as fraudes em tarifas e cotas dos produtos importados pelos EUA, além de fazer com que as agências do país, como o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e o U.S. Customs Service, "exerçam nossos legítimos direitos frente à Organização Mundial do Comércio (OMC) de impor salvaguardas em níveis apropriados e classificar corretamente as importações de lácteos, de acordo com nossas tarifas".

Um exemplo disso foi quando, no ano passado, a NMPF solicitou ao USDA a determinação de salvaguardas à manteiga, que atingiu níveis recordes de importação. Após o USDA ter fracassado nesta medida, as importações aumentaram 154% com relação a 2000.

Fonte: National Milk Producers Federation (NMPF), adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint