ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

EUA: Mesmo após ano difícil, indústria de lácteos deve bater recorde em exportações

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/01/2013

2 MIN DE LEITURA

0
0
Ainda que os dados de novembro e dezembro ainda não tenham sido divulgados, a indústria de lácteos dos Estados Unidos se encaminha para alcançar a marca de US$ 5 bilhões em exportações pela primeira vez, informou o Conselho de Exportação de Lácteos do país (USDEC).

Durante os dez primeiros meses de 2012, o volume dos principais produtos aumentou em 5,5%, para mais de 1,27 bilhão de quilos. Apesar do crescimento ter desacelerado nos últimos meses, as vendas de queijos e concentrados de proteínas do soro do leite deverão alcançar volumes recordes e as vendas de leite em pó desnatado também deverão alcançar recordes – ou quase recorde.

Pelo segundo ano consecutivo, o volume exportado pelos Estados Unidos representou mais de 13% do total de sólidos do leite produzidos nos Estados Unidos. “Esses números representariam um desempenho sólido no ano”, disse o presidente do USDEC, Tom Suber. “Porém, isso é uma indicação clara da crescente maturidade dos Estados Unidos como um importante player mundial de lácteos”.

Para o USDEC, organização que trabalha para desenvolver o mercado internacional para os lácteos americanos, disse que, de acordo com sua revisão anual de 2012, o desempenho no ano foi mais interessante considerando os desafios enfrentados pelo setor de lácteos: a forte seca que acometeu os Estados Unidos, os preços desfavoráveis das commodities na maior parte do ano, a produção global historicamente alta de leite na primeira metade do ano, agitações políticas e o lento crescimento econômico no mundo.

“Os fornecedores de lácteos no passado podem ter recuado dos negócios internacionais sob essas condições. No ano passado, eles não somente lutaram para defender a participação conquistada de mercado, mas também, investiram no crescimento futuro. Eles destinaram quantidades consideráveis de dólares especificamente para fazer produtos demandados por compradores globais, adaptados a suas estruturas de negócios e investiram em escritórios internacionais e em pessoas dedicadas à exportação”.

Isso deu resultado, disse o USDEC, à medida que a demanda nos mercados emergentes se manteve resistente. China, Sudeste da Ásia, Oriente Médio, México e América Latina absorveram a oferta abundante de leite produzida nos primeiros seis meses de 2012, enquanto esvaziaram os estoques dos Estados Unidos e da Europa.

O ano foi marcado por desenvolvimento potencialmente positivo para a indústria de lácteos dos Estados Unidos, como: acordos de livre comércio com Colômbia, Panamá e Coreia do Sul; adição do Canadá nas negociações da Parceria Trans-Pacífica; formação do Consortium for Common Food Names para lutar contra as ameaças da Europa em restringir nomes de queijos; mudanças no uso de proteínas lácteos em programas de auxílio alimentício que abriram as portas para novas oportunidades comerciais aos fornecedores dos Estados Unidos; o contínuo boom das fórmulas infantis e as oportunidades dos ingredientes lácteos na nutrição medicinal; adições significantes às pesquisas demonstrando as vantagens nutricionais e funcionais dos ingredientes lácteos.

A reportagem é do https://www.agweb.com, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures