A Dean Foods Co., maior produtora de lácteos dos Estados Unidos, anunciou que seus lucros caíram 24% no quarto trimestre de 2009, prejudicados, em parte, pela mudança por parte dos consumidores para produtos lácteos mais baratos, de marcas próprias de supermercados.
O lucro líquido caiu para US$ 50,2 milhões no período de três meses que terminou em 31 de dezembro com relação aos US$ 66,4 milhões no mesmo período do ano anterior. As vendas caíram 2,6%, para US$ 3 bilhões. As ações da Dean Foods caíram 14%.
Embora os volumes de vendas de leite fluido da Dean Foods tenham aumentado 4,6% no quarto trimestre de 2009, isso foi compensado pelos menores preços. Um forte aumento nos preços do óleo de manteiga prejudicou os lucros e a maior demanda por produtos menos lucrativos prejudicou as vendas.
Embora a Dean Foods venda produtos com marca própria em sua unidade WhiteWave-Morningstar, esse negócio representou somente um quarto das vendas totais, de US$ 11,2 bilhões em 2009.
Em uma base por ação, o lucro líquido da Dean Foods foi de 31 centavos por ação, excluindo itens lançados apenas uma vez. Os analistas esperavam lucros de cerca de 38 centavos por ação.
A Dean Foods disse que espera que os lucros melhorem nesse ano, apesar de ainda enfrentar um mercado "desafiador", dizendo que continuará a pressão do lado da oferta em 2010. Para esse ano, a Dean Foods espera que os preços do leite aumentem ou diminuam modestamente com relação aos níveis atuais, não esperando que a volatilidade do preço do leite exerça influência.
A reportagem é do Dairy Herd Management, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
EUA: lucros da Dean Foods caem 24% no 4º trimestre/09
A Dean Foods Co., maior produtora de lácteos dos Estados Unidos, anunciou que seus lucros caíram 24% no quarto trimestre de 2009, prejudicados, em parte, pela mudança por parte dos consumidores para produtos lácteos mais baratos, de marcas próprias de supermercados. O lucro líquido caiu para US$ 50,2 milhões no período de três meses que terminou em 31 de dezembro com relação aos US$ 66,4 milhões no mesmo período do ano anterior.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.