EUA: justiça abre ação antitruste contra a Dean Foods
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma ação antitruste na sexta-feira (22) contra a companhia de lácteos, Dean Foods Co., localizada em Dallas, para tentar derrubar sua aquisição no ano passado de duas plantas de processamento no meio-oeste do país.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A ação, registrada em Milwaukee, marca a primeira ação antitruste tomada pelo Governo federal norte-americano desde que vários senadores reclamaram no verão passado sobre o que eles consideram uma dominância injusta da Dean no mercado de lácteos do nordeste dos Estados Unidos.
O Departamento disse que a aquisição pela Dean da divisão de produtos ao consumidor da Foremost Farms, em Wisconsin, "elimina a competição substancial entre as duas companhias". Depois da aquisição, a Dean controlou cerca de 57% do mercado leiteiro na região nordestina que inclui Illinois, Wisconsin e Upper Peninsula de Michigan.
"A proposta da ação do Departamento é restaurar a competição para que as escolas, armazéns e outros varejistas de Illinois, Michigan e Wisconsin paguem preços menores pelo leite", disse a chefe da Divisão Antitruste, Christine Varney.
A Dean, que se tornou a maior processadora de lácteos dos Estados Unidos através de uma série de aquisições, disse que desfazer o negócio resultaria em maiores custos aos clientes. "A Dean Foods está desapontada porque quase 10 meses depois da transação ter sido fechada, o Departamento de Justiça e os estados de Wisconsin, Michigan e Illinois decidiram contestar a aquisição feita pela Dean das plantas de processamento de leite fluido DePere e Waukesha", disse a companhia.
"A transação já produziu importantes economias que beneficiarão os clientes e estimularão a competição em Wisconsin e em sua região. Isso promete distribuir benefícios ainda maiores aos clientes uma vez que as duas plantas estiverem totalmente integradas na rede da Dean".
Além desse negócio, a ação também busca requerer que a Dean notifique o Departamento pelo menos 30 dias antes de qualquer futura aquisição envolvendo operações de processamento de leite.
O Departamento está contestando um negócio que é muito pequeno para permitir uma revisão automática pelo Ato de Aprimoramento Antitruste Hart-Scott-Rodino, que requer que as companhias notifiquem o Departamento e a Comissão Federal de Comércio antes de completar certas aquisições.
A reportagem é do DallasNews.com, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.