O iogurte, até há alguns anos visto como um item especial, agora tornou-se artigo básico nos supermercados dos Estados Unidos. A tendência levou grandes nomes do setor de alimentos, como Kraft e General Mills, a tentar destronar algumas minúsculas produtoras de laticínios que até recentemente tinham a maior parte do mercado apenas para si.
A Kraft Foods, que havia abandonado o segmento de iogurte completamente em 2004, começou a vender a marca Athenos de iogurte no Walmart em setembro e pretende estar em outros grandes varejistas de alcance nacional nos EUA até o início de 2011. A General Mills lançou o iogurte Yoplait Greek em março. Ambas perseguem a grande participação de mercado das marcas líderes de iogurte grego, a Chobani e a Fage.
O iogurte grego - produzido por meio da filtragem do soro e da água do iogurte tradicional - existe há séculos. Com consistência espessa e sabor mais azedo, em geral equilibrado com a adição de frutas ou mel, o iogurte conquistou elogios de nutricionistas por seu alto teor de proteína e baixo conteúdo de gordura. A combinação foi como um ímã para os consumidores interessados em alimentos mais saudáveis: as vendas de iogurte grego dobraram todos os anos desde 2006.
A popularidade dos iogurtes gregos vem sendo impulsionada, em parte, pela mudança nos hábitos alimentares dos Estados Unidos. Mais pessoas estão optando pelo iogurte no café da manhã em troca dos cereais, segundo o analista David Palmer, do UBS, sendo que as vendas totais de iogurte subiram 7,8% nos últimos 12 meses. Ainda há espaço para crescer: o consumo per capita de iogurte nos EUA é menor do que o verificado no Reino Unido, Austrália e Canadá, segundo Kendall J. Powell, executivo-chefe da General Mills, fabricante da marca Yoplait.
A material é de Duane Stanford e Matthew Boyle, do Bloomberg, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
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EUA: iogurte leva grandes do setor voltar a fabricá-lo
O iogurte, até há alguns anos visto como um item especial, agora tornou-se artigo básico nos supermercados dos Estados Unidos. A tendência levou grandes nomes do setor de alimentos, como Kraft e General Mills, a tentar destronar algumas minúsculas produtoras de laticínios que até recentemente tinham a maior parte do mercado apenas para si.
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CLAUDIO BUFULIN
CASTILHO - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 25/10/2010
A coisa pega para o lado dos pequenos em todo lugar do mundo.
Quem pode mais, chora menos.
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