Tem surgido muitas discussões sobre a situação dos lanches escolares ultimamente, e embora tenham sido dados muitos passos adiante, também aumentaram as discussões sobre a remoção do leite com chocolate das escolas, uma medida que muitos especialistas em saúde concordam que é mais prejudicial do que benéfica. Os grupos que pedem a remoção do leite com chocolate do lanche escolar - devido a preocupações com os açúcares adicionados - não estão vendo o quadro total.

As principais mensagens que estão sendo passadas nessa campanha, com o estímulo para que todos os que a apoiam as disseminem, são:
- O leite fornece nutrientes essenciais para uma boa saúde e as crianças beberão mais leite se estiver com adição de sabor;
- O leite com adição de sabor contém os mesmos nove nutrientes essenciais do leite puro e é uma alternativa saudável aos refrigerantes;
- Beber leite puro ou com adição de sabor com baixo teor de gordura (desnatado) ajuda as crianças a obterem as três porções diárias de leite recomendadas pelo Guia Dietético para Americanos e fornece três dos cinco "nutrientes de preocupação" que as crianças não consomem em quantidade suficiente - cálcio, potássio e magnésio, bem como vitamina D (quando enriquecido);
- As crianças que bebem leite com sabor suprem mais suas necessidades nutricionais; não consomem mais açúcar adicionado, gordura ou calorias; e não são mais pesadas do que as que não bebem leite;
- Quase 70% do leite escolhido pelas crianças nas escolas são com sabor adicionado e pesquisas mostram que elas beberiam menos leite (e obteriam menos nutrientes) se esse produto não estivesse disponível;
- Organizações de saúde e nutrição reconhecem o valioso papel do leite, incluindo os com adição de sabor, para que se supram as necessidades diárias de nutrientes. Todos reconhecem que uma pequena quantidade de açúcar adicionado ao leite com sabor é aceitável em troca dos nutrientes fornecidos.
Mais informações podem ser obtidas no site RaiseYourHand4Milk.com, onde se pode assinar uma petição em favor da campanha. Também, pode-se unir ao grupo da campanha no Facebook ou segui-la no Twitter.
A reportagem é do Dairy Herd Management, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
