Os setores de processamento de alimentos e foodservice da Indonésia são grandes e estão em crescimento, e de acordo com um informativo do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (U.S. Dairy Export Council - USDEC), chamado Export Profile, os EUA devem aumentar as exportações de lácteos para o país nos próximos anos.
De acordo com o informativo, o primeiro fator que fez os EUA voltar sua atenção para Indonésia é sua população de 230 milhões de pessoas. O segundo fator é a capacidade limitada de produção de leite da Indonésia, somada com sua crescente demanda por lácteos. "A Indonésia é uma das 10 maiores nações importadoras de lácteos do mundo e seu crescimento populacional, sucesso econômico e integração dos lácteos na dieta devem manter o país nessa posição no futuro", disse o representante do escritório do USDEC no Sudeste da Ásia, Dan FitzGerald.
A economia da Indonésia sentiu de forma modesta a crise econômica global do ano passado. O Fundo Monetario Internacional projeta um crescimento de 6% nos próximos dois anos, o que deverá fortalecer as receitas das classes média e alta, os principais consumidores de produtos lácteos.
O país também possui um setor bem desenvolvido de processadores de fórmulas infantis, nutrição médica e produtos lácteos recombinados. Além de ser um importante usuário de leite em pó desnatado e proteína do soro de leite. Direcionado por esses setores, o país importou mais ingredientes lácteos do que qualquer outra nação do Sudeste da Ásia em 2009: 100.000 toneladas de leite em pó desnatado; 55.000 toneladas de soro de leite e 16.000 toneladas de lactose.
O relatório citou como mais importante o fato de ainda existir espaço para ampliação das exportações para a Indonésia. Vários grandes importadores enfrentam falta de oferta dos Estados Unidos, cenário oposto da Indonésia, em razão, principalmente, da estabilidade do mercado financeiro e consistência da demanda por lácteos.
As informações são do USDEC, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
EUA estão de olho no potencial de mercado da Indonésia
Os setores de processamento de alimentos e <i>foodservice</i> da Indonésia são grandes e estão em crescimento, e de acordo com um informativo do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (<i>U.S. Dairy Export Council</i> - USDEC), chamado <i>Export Profile</i>, os EUA devem aumentar as exportações de lácteos para o país nos próximos anos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.