Muitos norte-americanos acreditam que têm intolerância à lactose e, dessa forma, evitam consumir produtos lácteos, mas não se sabe ao certo se essas pessoas estão prejudicando sua saúde fazendo isso, disseram especialistas em uma conferência realizada nos Estados Unidos em fevereiro.
De fato, não foram feitas as pesquisas necessárias para dizer quantas pessoas têm realmente a intolerância à lactose, o que torna difícil ou impossível para elas digerir leite, queijos ou iogurte, disseram especialistas em uma "conferência de consenso" do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
"Eu acho que existem grandes lacunas no conhecimento", disse o pesquisador da Mt. Sinai School of Medicine de Nova York, Frederick Suchy. "Existe uma quantidade enorme de pesquisas que precisam ser feitas".
Além disso, embora existam grandes preocupações de que as pessoas que evitam os lácteos tenham carência de cálcio e vitamina D - componentes que podem manter seus ossos fortes, minimizar a pressão alta sanguínea e talvez até evitar alguns tipos de câncer - não existem evidências cientificas de que isso realmente ocorre, disse Suchy.
Muitos novos produtos afirmam que ajudam as pessoas com intolerância à lactose a beber leite sem sentir os sintomas de intolerância, como inchaço, cólicas, diarreia, entre outros, mas não há estudos que comprovem isso.
Pessoas que acham que precisam evitar todos os produtos lácteos podem não precisar também, disseram os pesquisadores. "As evidências disponíveis sugerem que adultos e adolescentes que foram diagnosticados com má absorção de lactose podem ingerir pelo menos 12 gramas de lactose (equivalente ao teor de lactose encontrado em um copo de leite ou um copo de iogurte) sem sintomas ou com poucos sintomas".
Os pesquisadores pediram por mais pesquisas sobre essa questão. "Estudos futuros deveriam investigar a associação entre ingestão de cálcio pela dieta e os resultados em pessoas com intolerância à lactose com uma dieta com baixa ingestão de lactose".
A reportagem é da Reuters, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
EUA: especialistas discutem casos de intolerância à lactose
Muitos norte-americanos acreditam que têm intolerância à lactose e, dessa forma, evitam consumir produtos lácteos, mas não se sabe ao certo se essas pessoas estão prejudicando sua saúde fazendo isso, disseram especialistas em uma conferência realizada nos Estados Unidos.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
RONALDO MENDONÇA DOS SANTOS
UBERABA - MINAS GERAIS
EM 05/03/2010
Parabéns pela divulgação. Acredito que para melhorar a cadeia leiteira temos que quebrar muitos mitos empregados no leite. É comum ver técnicos e produtores reclamando da atividade, porém o arroz com o feijão não o fazem, que seria saber vender o peixe.
Atenciosamente,
Ronaldo.
Atenciosamente,
Ronaldo.

SIMONE MORAES RASZL
FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA - PESQUISA/ENSINO
EM 05/03/2010
É importante considerar que as pessoas com intolerância à lactose podem consumir alguns queijos que possuem baixo teor de lactose e que também devem buscar fontes alternativas de cálcio na dieta.
A intolerância à lactose se apresenta em diferentes graus e muitas vezes é confundida com dificuldade de digestão que pode ser temporária.
O tema realmente precisa de mais pesquisa!
A intolerância à lactose se apresenta em diferentes graus e muitas vezes é confundida com dificuldade de digestão que pode ser temporária.
O tema realmente precisa de mais pesquisa!