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EUA: DMI usa Minecraft para ajudar a promover lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/11/2020

5 MIN DE LEITURA

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Quarenta anos atrás, ninguém teria imaginado que jogos como Pac-Man, Tetris ou Frogger seriam uma das principais formas de influenciar os jovens consumidores em suas decisões de compra. Avançando para 2020, é exatamente o que a Dairy Management Inc. (DMI) está tentando fazer.

Em um esforço para atingir os consumidores jovens de hoje, também conhecidos como a geração "Gen Z", a DMI está usando um dos videogames mais vendidos de todos os tempos, o Minecraft, para ajudar a promover os produtos lácteos. Além disso, a empresa de checkoff de laticínios fez parceria com quatro influenciadores de jogos bem conhecidos para espalhar a mensagem positiva sobre a produção de leite sustentável. “Precisamos estar onde as pessoas estão”, disse o CEO da DMI, Tom Gallagher. “E agora, o público da Geração Z está jogando.”

 

Influenciando os influenciadores

Com 90% do público da Geração Z se classificando como jogadores, a DMI contou com a ajuda de quatro influenciadores de jogos – PrestonPlayz, Brianna Playz, Dang Matt Smith e MrBeast – que têm um alcance combinado de mais de 120 milhões de assinantes no YouTube.

Durante esta promoção, cada jogador poderá visitar uma fazenda leiteira virtualmente para aprender mais sobre as diferentes práticas de sustentabilidade que os produtores usam. Após a visita à fazenda, os jogadores pegarão o que aprenderam e colocarão em prática construindo sua própria fazenda leiteira no Minecraft. “Os jogadores podem desafiar uns aos outros sobre quem pode construir a melhor fazenda de leite, ou podem desafiar seus seguidores a construir suas próprias fazendas, mas o objetivo é que os jogadores realmente se envolvam nessa história de sustentabilidade e aprendam como os produtores de leite estão trabalhando muito para levar um produto animal nutritivo ao público da Geração Z”, disse Joanna Hunter, vice-presidente executiva de comunicações da DMI.

Mas por que não criar um vídeo no YouTube sobre a produção de leite sustentável? De acordo com a DMI, o público da Geração Z costuma estar tão envolvido em assistir a vídeos de influenciadores de jogos jogando Minecraft quanto em jogar o jogo em si. Portanto, é provável que eles passem mais tempo assistindo a esses vídeos de jogos do que a outros vídeos online ou anúncios na TV. “Sabemos que esta é a geração que realmente se preocupa com a sustentabilidade e conhecemos sua paixão por jogos”, disse Hunter. “Então, o que realmente estamos tentando fazer é conectá-los à origem de seus alimentos, para aumentar a conscientização e ajudar a realmente impulsionar as vendas e a confiança para os laticínios em geral.”

 

Produtores rurais também se divertem

Para aprender mais sobre a pecuária leiteira, cada jogador se conectará virtualmente a um produtor de leite para aprender mais sobre suas práticas agrícolas. Uma fazendeira que está participando da diversão é Lindsey Rucks, uma produtora de leite de quinta geração localizado em Okeechobee, Flórida. Trabalhando na operação de 1.200 vacas de sua família, Milking R Dairy, Rucks supervisiona o manejo sanitário do rebanho e auxilia nas relações com a mídia da fazenda. Além disso, ela trabalha em sua fábrica de laticínios e organiza uma série de excursões pela fazenda a cada ano. “Minha família sempre foi apaixonada por contar nossa história”, disse Rucks. “Queríamos trazer gente para a fazenda. Queríamos que nossos consumidores conhecessem o fazendeiro e percebessem que somos pessoas como eles. Então, começamos com viagens de campo e isso meio que evoluiu para uma fábrica de laticínios, onde estamos fazendo sorvete artesanal.”

Tendo um grande entusiasmo pela transparência, Rucks concordou em trabalhar com a DMI e os influenciadores de jogos para ajudar a espalhar a mensagem positiva dos laticínios. “Depois que superei o fato de que me fazia sentir extremamente velha por nem mesmo saber o que esses jogadores estavam fazendo, fiz uma pequena pesquisa e fiquei impressionada com a plataforma que eles têm e com o público que alcançam . É realmente incrível”, disse Rucks.

Em parceria com Brianna Playz, Rucks mostrou o trabalho árduo e a dedicação que ela e sua família colocaram para cuidar de seus animais, funcionários e terras. “Brianna estava realmente interessada no que se passava na fazenda e de onde vem sua comida”, observou Rucks. “Acho que essa conexão será uma grande coisa para a indústria de laticínios, e possivelmente para toda a agricultura, a fim de conseguir nossa história e mudar um pouco a narrativa com essa geração mais jovem.”

Durante o tour virtual, Rucks também mostrou a área de maternidade de sua fazenda e falou sobre como eles usam alimentadores automáticos para ajudar a cuidar dos bezerros. “Eu perguntei a ela se não haveria problema em dar o seu nome a um bezerro, e ela ficou tão animada”, disse Rucks. “Então, eu acho que há uma impressão duradoura lá. Manteremos contato e enviarei atualizações, fotos e coisas diferentes assim.”

 

Uma impressão duradoura

Apesar do fato de que os influenciadores do jogo não foram capazes de visitar essas fazendas pessoalmente, não há dúvida de que uma impressão duradoura foi feita. Para Brianna Playz, a conexão era pessoal. “Eu realmente acho que ela ficou maravilhada”, diz Rucks. “Na verdade, ela disse que seu avô tinha uma fazenda de gado leiteiro e, embora ela não tivesse nenhuma ligação com aquela fazenda e nunca tivesse estado lá, ela sabia um pouco sobre a história da fazenda. E eu acho que foi de explodir sua mente quando ela percebeu o que acontece na agricultura e o número de práticas que temos aqui na fazenda e como cuidamos bem de nossas vacas.”

A esperança é que essa conexão seja feita com o público da Geração Z também. “Estamos muito entusiasmados com esta oportunidade de alcançar o público da Geração Z com uma plataforma com a qual eles já estão envolvidos”, disse Hunter. “Você vai começar a ver esta próxima geração entender a pecuária leiteira de uma nova maneira e realmente construir confiança e conectá-los de volta aos produtores de leite.”

Até agora, essa promoção gerou 1,177 milhão de visualizações em várias plataformas de mídia social e o envolvimento da Geração Z com a história de sustentabilidade da indústria de laticínios parece promissor. “Algumas pessoas acreditam que a sustentabilidade é uma questão inventada, mas posso garantir que, com o público da Geração Z, esse não é o caso”, diz Gallager. “Em qualquer estudo que você olhar, esses jovens dirão que vão punir marcas que não têm uma história de sustentabilidade ou que não fazem o bem na comunidade, e ninguém tem uma história de sustentabilidade melhor ou faz mais na comunidade do que os produtores de leite e as pessoas da indústria de laticínios. Temos uma ótima história para contar e estamos no ponto ideal do público da Geração Z”.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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