EUA: consumo de queijos pode desacelerar

A produção de queijos e os mercados têm surgido como elementos importantes da indústria de lácteos nas últimas três décadas. Para que toda a indústria de lácteos dos Estados Unidos continue com sua tendência de crescimento, um aumento no consumo de queijos será essencial. Entretanto, uma mudança na conformação da população do país pode reduzir a demanda por queijos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A produção de queijos tem surgido como elementos importantes da indústria de lácteos nas últimas três décadas. Três abordagens foram feitas pelo Serviço de Pesquisas Econômicas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para avaliar os fatores que estão afetando o consumo de queijos nos Estados Unidos.

A primeira mostrou uma tendência de alta no consumo total de queijos durante o tempo em uma relação de oferta e demanda. A segunda examinou o consumo usando fatores demográficos e econômicos, a partir dos dados da Homescan Nielsen 2005 . Fatores como rendimento, idade, fatores raciais/étnicos e sexo influenciam no consumo de queijos de diferentes formas.

Por último, uma análise dos dados da pesquisa Homescan Nielsen 2005 no varejo foi usada para estimar a demanda de queijos e as elasticidades dos gastos. As elasticidades dos próprios preços para todos os queijos foram estatisticamente significativas e elásticas. As elasticidades de gastos para todos os queijos foram também estatisticamente significativas, mas somente os gastos para queijos Americano, cottage e categoria de outros queijos se mostraram elásticos.

Cerca de 85,68 bilhões de quilos de leite foram comercializados nos Estados Unidos em 2008 e 57,6 bilhões de quilos foram usados na fabricação de produtos lácteos. A produção de queijos (não incluindo o cottage) representa 65% (37,2 bilhões de quilos) do leite usado para a fabricação dos produtos. O contínuo crescimento no consumo de queijos é um fator importante na determinação de uma previsão positiva de mercado para a indústria de lácteos dos Estados Unidos.

Para que toda a indústria de lácteos dos Estados Unidos continue com sua tendência de crescimento, um aumento no consumo de queijos será essencial. Entretanto, uma mudança na conformação da população do país pode reduzir a demanda por queijos. As descobertas do estudo mostram que os brancos compraram mais queijos em 2005 do que outros grupos étnicos nos Estados Unidos. Considerando que a população não branca deverá aumentar mais rapidamente do que a branca, o consumo per capita médio de queijos nos Estados Unidos pode refletir essa mudança de padrões, apresentando redução. Assim, embora o consumo per capita de queijos dos Estados Unidos tenha mais que dobrado desde meados dos anos setenta, o crescimento futuro pode desacelerar à medida que a população muda.

Fatores econômicos e demográficos como renda dos consumidores, população regional e idade podem indicar como se desenvolverá o consumo de queijos nos Estados Unidos. Durante os últimos oito anos, a renda per capita pessoa aumentou anualmente. Baseado nas elasticidades de gasto estimadas, à medida que os gastos dos consumidores com alimentos crescem, isso se transfere em maiores gastos com queijos.

Outro fator que pode influenciar o futuro consumo de queijos é a idade. Melhores tratamentos médicos têm permitido que as pessoas vivam mais e, em alguns casos, de forma mais saudável. A expectativa é que as pessoas mais velhas continuarão consumindo queijos para obter vitamina D e/ou cálcio necessários para manter seus ossos fortes.

O relatório completo pode ser acessado clicando aqui.

As informações são do USDA, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.


Você já respondeu a Pesquisa sobre Associação de Produtores? Colabore auxiliando o MilkPoint a melhor compreender as atuais demandas dos produtores de leite em relação a atuação das entidades de classe, clicando aqui.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?