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EUA: Companhia cria bebida láctea carbonatada para adultos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/09/2003

2 MIN DE LEITURA

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Uma nutritiva bebida láctea carbonatada destinada a agradar ao paladar dos adultos, chamada Refreshing Power Milk, ou RPM, desenvolvida pelos laboratórios do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade de Cornell, está começando a ser produzida nos Estados Unidos.

A bebida está sendo produzida em uma nova fábrica de lácteos da empresa Mac Farms Co., em Cooperstown, Nova York, desde o dia 27 de agosto. A Mac Farms, localizada em Burlington, Massachusetts, é a companhia que introduziu o leite ­e-Moo, bebida láctea carbonatada para crianças, também produto de pesquisas da Universidade de Cornell. O ­e-Moo também está sendo produzido na fábrica de Cooperstown.

"A maioria das bebidas lácteas tem seu foco nas crianças. Com um perfil nutricional, teor de gordura, açúcar e sabor diferentes, o RPM é voltado para jovens adultos", disse o professor de ciência dos alimentos da Universidade de Cornell, Joseph Hotchkiss. Trabalhando com a pesquisadora microbiologista da universidade, Brenda Werner, Hotchkiss levou um ano examinando e desenvolvendo o teor nutricional do RPM, realizando análises sensoriais e determinando o prazo de validade do produto.

No início do verão dos EUA, a Mac Farms recebeu uma concessão de US$ 100 mil do Departamento de Desenvolvimento Econômico de Nova York. Esta planta deverá criar pelo menos 25 novos empregos nos próximos três anos.

O RPM deverá ser lançado em sabores como capuccino com baunilha, chocolate brasileiro e chocolate e framboesa. A bebida fornece aos jovens adultos uma alternativa saudável às bebidas esportivas e não nutritivas, disse a vice-presidente de serviços técnicos da Mac Farms, Mary Ann Clark. Segundo ela, o RPM fornece uma porcentagem significante da quantidade de referência de ingestão diária (estabelecida pelo Food and Drug Administration - FDA) de cálcio (40%), magnésio (10%) e potássio (15%). Trata-se de uma bebida livre de lactose, livre de gordura, com baixas calorias e contém as mesmas qualidade nutricionais encontradas no leite desnatado de classificação A, disse Clark.

"As mulheres estão se tornando cada vez mais conscientes de suas necessidades nutricionais especificas", disse Clark. "Elas aprenderam que precisam agir contra a osteoporose e o alto colesterol. Elas também sabem sobre os perigos de doenças cardíacas e câncer. Estas doenças podem ter também fatores dietéticos. As mulheres querem produtos especificamente formulados para suprir estas necessidades particulares".

"A colocação da carbonação no leite é feita por razões técnicas, como a extensão do prazo de validade. A carbonação estende a validade do produto em até oito semanas, mas as pessoas gostam da carbonatação em suas bebidas porque fica refrescante, a sensação na boca é melhorada e os sabores são aumentados", disse Hotchkiss.

Hotchkiss e Werner trabalharam juntamente com Clark e seu marido, George, vice-presidente da Mac Farms, em um plano piloto de ciência dos alimentos da Universidade de Cornell para encontrar uma fórmula e os sabores que os adultos jovens pudessem gostar. A pesquisa foi financiada pelo Dairy Management Inc. (DMI), de Chicago.

A parceria entre a Universidade de Cornell e a Mac Farms começou há cerca de três anos, quando os Clarks estavam tentando aumentar as vendas de leite ao mesmo tempo em que melhoravam a nutrição das crianças. Eles contataram Hotchkiss, que desenvolveu formas de carbonatar o leite para aumentar seu prazo de validade.

Utilizando financiamentos iniciais da St. Albans Cooperative Creamery, a Mac Farms e os pesquisadores de Cornell modificaram uma máquina de enchimento de garrafas de leite para incluir o elemento de carbonatação. Após vários meses de experimentação, os pesquisadores adicionaram sabores e nutrientes e lançaram o e-Moo.

Fonte: Mac Farms Inc. (por Ariane Janial)

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