EUA: cientistas desenvolvem sorvete multifuncional

Um cientista dos Estados Unidos disse que está nos estágios finais de criar o primeiro sorvete multifuncional já desenvolvido. Em uma tentativa de criar um sorvete mais saudável, o químico de alimentos, Ingolf Gruen, de Missouri, está adicionando fibras, bactérias probióticas e antioxidantes ao alimento.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Um cientista dos Estados Unidos disse que está nos estágios finais de criar o primeiro sorvete multifuncional já desenvolvido. Em uma tentativa de criar um sorvete mais saudável, o químico de alimentos, Ingolf Gruen, de Missouri, está adicionando fibras, bactérias probióticas e antioxidantes ao alimento.

"Eu posso estar errado, mas os atuais 'sorvetes funcionais' ou são ricos em probióticos, ou em fibras ou em antioxidantes, mas nenhum deles tem os três", disse Gruen.

A fibra é adicionada ao sorvete através de maltodextrina modificada chamada Fiber-Sol2, fabricada pela Archer Daniels Midland (ADM). Entretanto, Gruen disse que a adição de fibras gera desafios relacionados à textura do sorvete, que foram resolvidos ao se descobrir a fibra correta e ao se testar qual nível era aceitável.

Para adicionar antioxidantes aos alimentos, os cientistas estão usando purê de açaí. No entanto, Gruen disse que a quantidade de antioxidantes ainda precisa ser determinada. A equipe de pesquisadores também está adicionando uma cepa probiótica chamada Lactobacillus rhamnosis a suas amostras de laboratório, junto com uma substância prebiótica chamada inulina, que tem o objetivo de estimular o crescimento de microrganismos benéficos no intestino.

O pesquisador disse que existem duas razões pelas quais o sorvete é particularmente um bom "carregador" de alimentos funcionais. Primeiramente, o grau de ligação do sorvete com a maioria da população e, segundo, porque é um produto congelado, de forma que a estabilidade de qualquer ingrediente que for colocado não produto não é um problema.

Gruen disse que o setor de alimentos funcionais é o único setor alimentício, além do orgânico, que está crescendo no momento. Embora ele concorde que o sorvete é rico em gordura - particularmente saturada -, ele disse que o alimento também tem benefícios para a saúde. "As proteínas lácteas são boas proteínas". O sorvete também tem um baixo índice glicêmico - medida do quão rapidamente o açúcar do sangue aumenta quando se consome um produto. Além disso, tem altos níveis de cálcio, fósforo, potássio, ácido pantotênico e vitaminas B2 e B12, disse Gruen.

Ele disse que algumas companhias locais de lácteos já o contataram com interesse no sorvete.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

edmir marcio
EDMIR MARCIO

JABOATÃO DOS GUARARAPES - PERNAMBUCO - FOOD SERVICE

EM 29/04/2011

A QUALIDADE DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS NÃO É DAS MELHORES... HÁ CERTOS PRODUTOS, QUE COMPROVADAMENTE CAIRAM...  HOJE POR DIANTE,  AO DELICIAR O LEITE EM PÓ DE CERTAS MARCAS, O CHEIRO, A CONSISTENCIA E O SABOR, ESSES QUE NOTO NO USO DIARIO, NÃO SÃO OS MESMOS. HÁ MAIS SORO DO QUE O LEITE PROPRIAMENTE DITO. MAIOR O LUCRO, MENOR A QUALIDADE!!!!!
Qual a sua dúvida hoje?