EUA: até agosto, valor exportado caiu 49% frente a 2008
De acordo com dados comerciais divulgados pelo Serviço Agrícola Estrangeiro do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em nove de outubro, as exportações de lácteos em agosto tiveram o valor de US$ 193,2 milhões, o maior valor do ano, mas 44% a menos que em agosto de 2008. Entretanto, as exportações nos primeiros oito meses de 2009, que tiveram um valor de US$ 1,42 bilhão, foram 49% menores do que no mesmo período de 2008.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Em agosto, os EUA exportaram 28.400 toneladas de leite em pó desnatado, com o volume crescendo pelo sexto mês consecutivo, embora ainda 21% menor do que no ano anterior. Os envios para Argélia e Vietnã apresentaram grandes ganhos. Durante o período de janeiro a agosto, as exportações de leite em pó desnatado foram de 165.493 toneladas, 45% a menos que no ano anterior.
As exportações de queijos em agosto foram de 8.848 toneladas, caindo 24%. Os envios para a Coreia do Sul, o segundo maior mercado de exportação de queijos dos EUA em 2008, aumentaram 20%, comparado com o declínio de 32% durante os sete primeiros meses do ano. Entretanto, os envios ao México, principal mercado dos EUA no ano passado, caíram 1%, ao contrário do crescimento de 13% durante os sete primeiros meses do ano. Os envios para a América Central cresceram, mas todas as outras regiões registraram declínios. Nos primeiros oito meses de 2009, as exportações foram de 68.580 toneladas, 27% a menos que no ano anterior.
As vendas de proteínas do soro do leite apresentaram a segunda queda mensal consecutiva em agosto, principalmente devido à queda no volume de soro desidratado. Após aumentar em 15% durante a primeira metade de 2009, as exportações de soro de leite desidratado declinaram 23%, para 15.637 toneladas (o volume de julho caiu 47%). As exportações de concentrado de proteína do soro de leite caíram 12%, para 9.459 toneladas em agosto, e até mesmo as vendas de isolados de proteínas do soro de leite, que tinham aumentado 45% durante os primeiros sete meses do ano, ficaram estáveis, em 1.380 toneladas. O sudeste da Ásia, a China e a Coreia do Sul compraram menos. Até agora, nesse ano, as exportações de proteínas do soro do leite dos EUA foram de 219.559 toneladas, 4% a menos.
As exportações de lactose dos EUA em agosto foram de 22.854 toneladas, 46% a mais que no ano anterior, o maior ganho de todo o ano e o maior volume em mais de dois anos. Os envios para China, Sudeste da Ásia, Índia e Nova Zelândia foram significantemente maiores em agosto. Até agora nesse ano, as exportações foram de 144.600 toneladas, 13% a mais.
As exportações de óleo de manteiga continuaram caindo, com os envios em agosto de somente 733 toneladas, 94% a menos que no ano anterior. Mais da metade das exportações foi para a Arábia Saudita, enquanto poucos volumes foram exportados para Japão, México e Canadá. Até agora, as exportações de óleo de manteiga foram de 11.440 toneladas, 84% a menos que no ano anterior.
No geral, as exportações caíram para quase todos os destinos em agosto. O valor dos envios para Oriente Médio/África do Norte caíram 74%, as vendas ao Sudeste da Ásia caíram 68%, e as exportações ao México e Japão declinaram 37% e 41%, respectivamente.
As informações são do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA (U.S. Dairy Export Council - USDEC), adaptadas e traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.