Estudo: leite enriquecido ajuda pessoas com gota

Um estudo apoiado pela cooperativa neozelandesa Fonterra e publicado na semana passada no British Medical Journal Annals of the Rheumatic Diseases mostrou que uma dose diária de leite desnatado enriquecido com dois ingredientes de valor agregado naturalmente encontrados nos produtos lácteos (glicomacropeptídeo e gordura do leite G600) pode reduzir a frequência e a intensidade da gota.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Um estudo apoiado pela cooperativa neozelandesa Fonterra e publicado na semana passada no British Medical Journal Annals of the Rheumatic Diseases mostrou que uma dose diária de leite desnatado enriquecido com dois ingredientes de valor agregado naturalmente encontrados nos produtos lácteos (glicomacropeptídeo e gordura do leite G600) pode reduzir a frequência e a intensidade da gota.

Este é o primeiro experimento clínico a estudar a intervenção dietética na gota e foi conduzido pela doutora Nicola Dalbeth, da Universidade de Auckland em conjunto com pesquisadores do Centro de Pesquisa da Fonterra e o Departamento de Medicina da Universidade.

Dalbeth disse que os resultados do estudo representam boas notícias à milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem com a gota - a forma mais comum de artrite inflamatória e doença associada com extrema dor nas articulações.

"Embora a gota seja bastante vista como uma doença nutricional, até agora não existem estudos clínicos que mostrem os impactos positivos da intervenção dietética", disse ela. "Essa descoberta tem potencial de dar maior controle para os pacientes e poderá se tornar uma ferramenta muito útil no controle contínuo da gota".

A pesquisa foi direcionada pela divisão de Ingredientes Premium da Fonterra, que patenteou o uso de dois ingredientes e está atualmente investigando oportunidades de trazer essa nova solução para as pessoas que sofrem da doença em todo o mundo.

Um grupo de 120 pessoas que sofriam de gota participou do estudo de três meses que analisou a frequência e intensidade das crises de gota. Os resultados mostraram que aqueles que receberam o leite desnatado enriquecido tiveram uma redução significantemente maior nas crises comparado com dois grupos controle, e apresentaram melhoras com relação à intensidade da dor.

Os dados são do site da Fonterra, traduzidos e resumidos pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Juliana Santin
JULIANA SANTIN

PIRACICABA - SÃO PAULO - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 20/03/2012

Prezado Antonio Alves Carneiro,

O uso do leite desnatado nesse caso se deve mais ao fato de esse produto ser considerado mais saudável do que o leite integral por causa do menor teor de gordura. Essa ideia é muito disseminada em países desenvolvidos que sofrem muito com o problema da obesidade. A diferença entre os dois leites é a gordura. Os benefícios para a saúde dos demais componentes do leite são equivalentes nos dois tipos de leite. Os derivados (como queijos) têm formulações específicas e o teor de gordura diferente do teor do leite puro (desnatado ou integral).

Atenciosamente,

Juliana Santin
Antonio Alves  Carneiro
ANTONIO ALVES CARNEIRO

FORTALEZA - CEARÁ

EM 28/02/2012

Como portador de gota, fico feliz que os pesquisadores encontrem soluções para esta doença, dentro da propria alimentação.

Será uma ajuda enorme, controlar esta doença sem ajuda de medicamentos alopatas ou homeopáticos.

Porque só com o leite desnatado?  

Consumo diariamente leite, mas sempre o integral, não é aconselhável?

Fiquei por demais curioso, porque alem do leite, consumo diariamente queijo de coalho produzido com leite integral.

Parabens pela matéria.

    
Qual a sua dúvida hoje?