O secretário municipal de educação, José Geraldo Prata, explica que a ação já é realizada há oito anos durante a feira, mas em 2018 o município assumiu a realização do projeto contando com a parceria da União Ruralista Rio Doce e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Com a proposta de valorizar a vida rural, o projeto começou ainda em fevereiro nas escolas.
“Aqui eles estão realmente conhecendo o produto final. Eles disseram 'o leite vem da vaca', mas aqui vão conhecer como o leite é industrializado, o processo de higienização e fiscalização, todas as etapas até que esse produto chegue ao consumidor”, aponta o secretário.
Além de conhecer os processos envolvidos na cadeia de produção, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre reciclagem de embalagens de leite longa vida, tiram dúvidas e ainda ganham brindes respondendo perguntas sobre os assuntos abordados.
O estudante Wilson Meneses, de 10 anos, aprovou a experiência e mostrou que estava com os conhecimentos na ponta da língua. “Na roça, o 'cara' vai e tira o leite, depois vai no administrador para fazer um trato para vir buscar o leite dele e para tratar da vaca dele. Aí o caminhão vai e pega o leite. E quando a vaca fica doente, o veterinário cuida dela”, explica o garoto.
As informações são do portal G1.