Espanha: produtores fazem protesto em Madri
Milhares de fazendeiros espanhóis se aglomeraram nas ruas do centro de Madri no último sábado (21), exigindo uma atitude do governo para segurar a queda dos preços que, segundo eles, faz com que muitos saiam do negócio.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Três líderes dos sindicatos dos fazendeiros disseram que mais de 100 mil pessoas se juntaram à marcha que incluiu tratores e bandas, que forçaram a polícia a desviar o trânsito enquanto eles abriam caminho no centro histórico da capital espanhola, em direção ao Ministério da Agricultura.
Os preços reduzidos geraram protestos entre os fazendeiros por toda a Europa neste ano, e uma manifestação no mês passado fez com que o trânsito parasse por duas horas em Paris.
O protesto em Madri foi antecedido por uma greve na sexta-feira (20), em que, segundo os sindicatos, centenas de milhares de trabalhadores pelo país largaram suas ferramentas para bloquear estradas, enfileirar tratores nas ruas ou vender produtos a preços de custo.
Higinio Mougan percorreu 600 quilômetros desde sua fazenda de laticínios na região noroeste da Galícia, porque ele disse que não consegue vender leite a 0,27 euro (US$ 0,401) o litro. Ele disse que o produto lhe custa 0,34 euro para produzi-lo.
"Nós estamos aqui para exigir um apoio muito mais claro e concreto do governo aos fazendeiros, porque nós enfrentamos abuso da agroindústria e das redes varejistas, que estão nos deixando sem nenhuma margem", disse ele.
As informações são do Estado Online, adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SÃO MARTINHO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/11/2009

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 23/11/2009
nao existe remuneracao nem pelo trabalho.
o produtor de leite trabalha de sol a sol de graca.
enquanto o povo nas cidades aproveita da boa vida que a cidade lhe oferece.
lazer assitencia e salarios altos.
e a hipocrisia das pessoas continua reclamando dos altos precos.
um dia isso vai mudar.nao pode continuar este sofrimento para sempre.

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 23/11/2009
Sem política pública para a cadeia de leite, a principal solução é a redução de produção, com todos os malefícios inerentes. A maior dificuldade para obter resultado dessa solução, de redução na produção, é que os grandes produtores de leite aumentarão seu lucro na carência. No entanto, é importante salientar que, numa hipótese acadêmica, em que ficassem apenas os grandes produtores de leite, a indústria não teria recurso obtido no pagamento abaixo da média para pagar os fornecedores acima da média.
Se o povo da cidade pensa que poderá ter alimentos nobres, carne e leite, abaixo do preço de custo por muito tempo, está enganado. Os pequenos produtores rurais e seus camaradas também vão para a cidade e também vão querer entrar nessa mamata. E revoltados.