Espanha: com rotulagens destacando a origem do leite, produtores lutam por preços mais justos

Desde semana passada - graças ao Real Decreto 1181/2018 - é obrigatório que todos os produtos lácteos produzidos e comercializados na Espanha mostrem clara e visivelmente a origem do leite com o qual foram feitos. A organização dos pecuaristas da UPA (União de Pequenos Agricultores e Pecuaristas) lembrou que essa demanda vem sendo solicitada há muito tempo pelos produtores. "Nós lutamos muito com a nossa organização para obter a rotulagem de origem", explicaram.

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Desde semana passada - graças ao Real Decreto 1181/2018 - é obrigatório que todos os produtos lácteos produzidos e comercializados na Espanha mostrem clara e visivelmente a origem do leite com o qual foram feitos. A organização dos pecuaristas da UPA (União de Pequenos Agricultores e Pecuaristas) lembrou que essa demanda vem sendo solicitada há muito tempo pelos produtores. "Nós lutamos muito com a nossa organização para obter a rotulagem de origem”, explicaram.

“Estamos felizes mas sem entusiasmo, já que na Espanha continuam fechando fazendas leiteiras por falta de preços justos", contou o secretário de Pecuária da UPA, Roma´n Santalla.

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Os pecuaristas esperam que essa medida sirva para destacar o primeiro elo da cadeia, conscientizando os consumidores de que sem os profissionais da pecuária que cuidam de seus animais todos os dias, não haveria leite, iogurtes ou os queijos da mais alta qualidade.

Sem preços justos, a rotulagem não ajudará

A UPA mais uma vez exigiu que os laticínios e grandes varejistas se conscientizassem da necessidade de pagar um preço justo aos produtores pelo seu trabalho. No momento, a Espanha permanece bem abaixo da média europeia em termos do preço pago na fonte pelo leite, com um preço médio de 0,32 euros (US$ 0,36) por litro, 3 centavos (3,4 centavos de dólar) abaixo da média europeia e até 4 e 5 centavos (4,5 a 5,67 centavos de dólar) a menos que na Holanda ou na Dinamarca.

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Essa discriminação afundou a rentabilidade das fazendas, segundo a UPA, provocando o fechamento de até três fazendas leiteiras por dia em todo o país.

A UPA também está trabalhando - no âmbito da campanha europeia Eat Original - para que esse reconhecimento de origem nos alimentos seja estendido a todos os produtos frescos e embalados, porque “é justo e lógico que se informe devidamente aos consumidores e que se reconheça o trabalho dos produtores".

Em 28/01/19 – 1 Euro = US$ 1,13478
0,88123 Euro = US$ 1 (Fonte: portal Oanda)

As informações são do Agrodigital, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

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