“Notamos em nossas aulas, um aumento considerável de 45% de inscritos, em relação ao ano passado. Com a economia em recuperação e as pessoas mais esperançosas, buscando dar uma guinada na vida profissional autônoma, aumenta a busca por investir em um próprio negócio”, avalia Francisco Sant’Ana, que também é embaixador da marca Callebaut no quesito sorvete, no Brasil.
Na Fispal, pelo terceiro ano consecutivo, a Escola Sorvete traz uma novidade: o lançamento de um curso que estará nas próximas grades de aulas, intitulado ‘Em Casa’. Este módulo, de curta duração, será desenvolvido em até dois dias, e os alunos poderão aprender a transformar a casa em uma fabriqueta, criando receitas incríveis para vender e ter seu lucro. Uma das lições mostra como vender sorvete em casa, indicando os melhores métodos de fabricação e o melhor sorvete para comercialização. Nas receitas variadas, o foco está em usar a matéria prima local para baratear os custos e fazer o verdadeiro sorvete artesanal. Em formatos diversos, o Chef ministra receita de picolé e massa, usando as frutas nativas, na qual tem grande paixão em valorizá-las.
Um dos destaques da Escola Sorvete são os cursos profissionalizantes que duram mais tempo e ampliam o conhecimento de quem não tem familiaridade com o tema, ou pensa que sabe. No currículo, entram ensinos de administração, compras, técnicas em desenvolver receitas - fugindo daqueles picolés industriais ou gelatos em massa rígidos e com cristais de gelo – pois este é o principal compromisso do mestre sorveteiro, Sant’ Ana.
Vale destacar que, a Escola Sorvete acaba de se transferir para um novo endereço – há algumas quadras do local anterior - para uma infraestrutura mais moderna que quadriplicou oferecendo salas mais amplas agregando os novos alunos que chegam sozinhos e aqueles que veem por meio de empresas para vivenciar um dia interessante e aprender mais sobre o sorvete, uma das sobremesas mais consumidas no mundo.
Ainda, neste semestre, a Escola Sorvete fará uma ‘sorveteria escola’, em que, o aluno após participar das aulas poderá vivenciar como é operacionalizar um estabelecimento real. Durante essa experiência única, os alunos desenvolverão seus sabores tradicionais e ousados, sob orientação da equipe e do mestre Sant’Ana, trabalhando o lado comercial, a venda em si, o atendimento ao cliente.
“Não há nenhuma escola na América Latina com essa estrutura. Nossa referência foi a Penn State University Creamery, nos Estados Unidos, e a Universidade de Gelato, em Bologna, na Itália”, destaca o idealizador Francisco Sant’Ana.
As informações são do Portal Nacional de Seguros.