Escola de samba tem iogurte como enredo e é rebaixada

A escola de samba Porto da Pedra entrou na Sapucaí - RJ para contar a história do iogurte. O enredo e o desfile não agradaram os jurados. Além de ter tido a menor nota no quesito, a escola acabou sendo rebaixada para o grupo de acesso em 2013, terminando na 12ª posição.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

A escola de samba Porto da Pedra entrou na Sapucaí - RJ para contar a história do iogurte. O enredo e o desfile não agradaram os jurados. Além de ter tido a menor nota no quesito, a escola acabou sendo rebaixada para o grupo de acesso em 2013, terminando na 12ª posição.

A escola apostou na inovação no enredo "Da seiva materna ao equilíbrio da vida" e contou com o ator Marcelo Serrado como principal personagem do enredo: o comerciante espanhol Isaac Carasso, que viveu no século passado em Barcelona e foi responsável pela difusão do iogurte como alimento voltado para a saúde em todo o mundo.

Baseado em estudos de um médico que ganhara o Premio Nobel de Medicina em 1908, chamado Ilya Metchnikoff, Isaac Carasso decide produzir iogurte em uma pequena fábrica no quintal de sua casa e a vender o produto em pequenos potes de cerâmica nas farmácias de Barcelona. Com sua visão de comerciante, havia se interessado pelo tal "remédio", pouco conhecido no mundo ocidental, e que era usado por tribos na Bulgária cuja principal característica era a longevidade. Com a ajuda do Instituto Pasteur, da França, em 1919, Isaac monta a primeira fábrica de iogurte do mundo, em Barcelona, o que faria com que o produto fosse difundido dali em diante por todo o planeta. A escola foi patrocinada pela Danone.

O enredo da Porto da Pedra foi dividido em setores, que totalizaram 32 alas. Foram eles:
O leite - "A força da vida" (setor 1);
"O leite na mitologia" (setor 2);
"A origem dos derivados do leite" ( setor 3);
"A expansão do iogurte" ( setor 4);
"O iogurte seduzindo civilizações" ( setor 5);
"O iogurte conquista a Europa" ( setor 6);
"Iogurte, uma delicia conquistando o mundo" ( setor 7); e
"Iogurte - sabor, saúde e alegria" ( setor 8).

Mesmo não fazendo menção à marca Danone, o refrão do samba aclamava a categoria:
"Está em cada mesa, é gosto singular
Dá nome à sobremesa popular
E ativa as funções vitais
Leveza, o equilíbrio se traduz em beleza
Do dia a dia me refaz
Iogurte é leite, tem saúde e muito mais"

Além da ação na Sapucaí, a Danone promoveu o "primeiro carnaval virtual do mundo", por meio de um aplicativo no Facebook, onde estampava seu logotipo. Utilizou ainda o recurso de realidade aumentada, inédito no carnaval do Brasil, para proporcionar uma experiência única aos internautas foliões. Após baixarem o aplicativo "Danone Carnaval" em seus celulares (Iphone ou Androide), gratuitamente no hotsite www.carnavaldanone.com.br, os usuários poderiam ver animações em 3D em diferentes pontos da cidade, com motivos de carnaval e relacionadas à linha de produtos da Danone.

Figura 1


Segundo Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone, a marca deseja ficar cada vez mais próxima do seu consumidor. "O aplicativo Danone Carnaval, principal ferramenta da plataforma digital, reúne uma série de funcionalidades e foi concebido especialmente para levar diversão e entretenimento aos consumidores da marca", afirma.

Por meio da técnica de realidade aumentada, o consumidor que fizesse uso do aplicativo, poderia direcionar o aparelho para o logotipo Danone nas garrafas de 900 ml de Danoninho, Dan Up e Activia veria uma animação em terceira dimensão com um casal de mestre sala e porta bandeiras sambando ao redor da embalagem. Esta funcionalidade também era utilizada para os flyers em formato de máscaras de carnaval e gargaleiras presas às embalagens, impressas e distribuídas nos pontos de venda.

A matéria é da Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Marcos Goulart Pereira (Markito.'.)
MARCOS GOULART PEREIRA (MARKITO.'.)

LAVRAS - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 01/03/2012

Parabéns a Escola de Samba Porto da Pedra e a Danone pela iniciativa, que sirva de exemplo positivo. A cadeia produtiva do leite deve unir esforços para sensibilizar a sociedade para o consumo de leite e seus derivados. O nome Porto da Pedra é forte, pois o alicerce da casa se faz com pedras e assim a História da humanidade caminhou; que os dirigentes da escola continuem nesta tarefa dificil de trabalhar em prol de uma sociedade com Valores Morais e Éticos apoiados pela iniciativa privada séria. O resultado dos jurados sobre "desempenho"  da escola durante seu desfile provou o quanto a sociedade brasileira está carente de informações, e como "Escola" , que significa estabelecimento de ensino, cumpriu seu objetivo, ensinando e divertindo. E como diz o ditado popular: "Quem não é visto, não é lembrado".  Lembro saudoso das propagandas de Iogurtes, como o Danoninho, Danette e outros de minha infância.

Guilherme Alves de Mello Franco
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/02/2012

Prezados Senhores: Está provado - produzir lácteos, no Brasil, não dá samba (rsrsrs).

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

=HÁ SETE ANOS CONFINANDO QUALIDADE=
darlani  porcaro
DARLANI PORCARO

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/02/2012

Foi uma grande idéia , e realmente fala a verdade que é o iogurte, grande alimento para todos nós, foi uma pena não ter tido um reconhecimento por parte dos jurados. Devem gostar mesmo é de uma cervejinha.
Qual a sua dúvida hoje?