A escola apostou na inovação no enredo "Da seiva materna ao equilíbrio da vida" e contou com o ator Marcelo Serrado como principal personagem do enredo: o comerciante espanhol Isaac Carasso, que viveu no século passado em Barcelona e foi responsável pela difusão do iogurte como alimento voltado para a saúde em todo o mundo.
Baseado em estudos de um médico que ganhara o Premio Nobel de Medicina em 1908, chamado Ilya Metchnikoff, Isaac Carasso decide produzir iogurte em uma pequena fábrica no quintal de sua casa e a vender o produto em pequenos potes de cerâmica nas farmácias de Barcelona. Com sua visão de comerciante, havia se interessado pelo tal "remédio", pouco conhecido no mundo ocidental, e que era usado por tribos na Bulgária cuja principal característica era a longevidade. Com a ajuda do Instituto Pasteur, da França, em 1919, Isaac monta a primeira fábrica de iogurte do mundo, em Barcelona, o que faria com que o produto fosse difundido dali em diante por todo o planeta. A escola foi patrocinada pela Danone.
O enredo da Porto da Pedra foi dividido em setores, que totalizaram 32 alas. Foram eles:
O leite - "A força da vida" (setor 1);
"O leite na mitologia" (setor 2);
"A origem dos derivados do leite" ( setor 3);
"A expansão do iogurte" ( setor 4);
"O iogurte seduzindo civilizações" ( setor 5);
"O iogurte conquista a Europa" ( setor 6);
"Iogurte, uma delicia conquistando o mundo" ( setor 7); e
"Iogurte - sabor, saúde e alegria" ( setor 8).
Mesmo não fazendo menção à marca Danone, o refrão do samba aclamava a categoria:
"Está em cada mesa, é gosto singular
Dá nome à sobremesa popular
E ativa as funções vitais
Leveza, o equilíbrio se traduz em beleza
Do dia a dia me refaz
Iogurte é leite, tem saúde e muito mais"
Além da ação na Sapucaí, a Danone promoveu o "primeiro carnaval virtual do mundo", por meio de um aplicativo no Facebook, onde estampava seu logotipo. Utilizou ainda o recurso de realidade aumentada, inédito no carnaval do Brasil, para proporcionar uma experiência única aos internautas foliões. Após baixarem o aplicativo "Danone Carnaval" em seus celulares (Iphone ou Androide), gratuitamente no hotsite www.carnavaldanone.com.br, os usuários poderiam ver animações em 3D em diferentes pontos da cidade, com motivos de carnaval e relacionadas à linha de produtos da Danone.

Segundo Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone, a marca deseja ficar cada vez mais próxima do seu consumidor. "O aplicativo Danone Carnaval, principal ferramenta da plataforma digital, reúne uma série de funcionalidades e foi concebido especialmente para levar diversão e entretenimento aos consumidores da marca", afirma.
Por meio da técnica de realidade aumentada, o consumidor que fizesse uso do aplicativo, poderia direcionar o aparelho para o logotipo Danone nas garrafas de 900 ml de Danoninho, Dan Up e Activia veria uma animação em terceira dimensão com um casal de mestre sala e porta bandeiras sambando ao redor da embalagem. Esta funcionalidade também era utilizada para os flyers em formato de máscaras de carnaval e gargaleiras presas às embalagens, impressas e distribuídas nos pontos de venda.
A matéria é da Equipe MilkPoint.
