A capixaba Tangará Foods, que fechou 2009 com um faturamento bruto de R$ 740 milhões, negocia com fundos de private equity uma injeção de recursos entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões, de acordo com o vice-presidente de operações da empresa José Aloízio Teixeira de Souza Júnior.
"O objetivo é acelerar o crescimento da operação", afirma. O plano, com a chegada de um eventual sócio, é montar uma plataforma para fazer da companhia uma consolidadora. No foco da Tangará estão empresas que produzem ingredientes para a indústria de alimentos. Ele disse que as conversações ocorrem com três fundos brasileiros, mas não revelou os nomes das instituições.
A Tangará é mais conhecida por sua atuação em lácteos - forneceu leite em pó, por exemplo, para a prefeitura paulista no programa Leve Leite, porém há quatro anos não o faz. Mas a empresa também exporta café, milho e carne, além de comercializar ingredientes para a indústria de alimentação.
No ano passado, a receita bruta da Tangará cresceu 44% sobre os R$ 514,2 milhões de 2008, e o lucro líquido foi de R$ 82,3 milhões, um aumento de 257% sobre os R$ 23 milhões de 2008. Conforme informações de Souza Júnior, o lucro se deve às boas margens no mercado interno e ao bom desempenho das exportações, que já representam 58% da receita da Tangará e cresceram 14,5% em relação ao ano anterior.
Ele também atribui o resultado à estratégia adotada pela empresa de "pulverização" na carteira de clientes. A companhia utiliza um sistema de comercialização direta entre empresas, que permitiu elevar o número de clientes de menos de 100 em 2007 para 12 mil clientes no país, em sua maioria estabelecimentos comerciais de pequeno e médio portes.
Para este ano, a expectativa é de um crescimento de 20% no faturamento da companhia. "As exportações devem ser fortes este ano e o mercado interno vai crescer", afirma o empresário. Ele prevê demanda significativa por lácteos no exterior.
Apesar das várias áreas de atuação, os lácteos (soro, queijo, manteiga e leite em pó) ainda respondem pela maior parte da receita da Tangará. Foram R$ 370 milhões em 2009, sendo 75% disso no mercado doméstico. Nesse segmento, a empresa atua com a marca Purelac.
A matéria é de Alda do Amaral Rocha publicada no jornal Valor Econômico, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
ES: Tangará Foods busca sócio para acelerar crescimento
A capixaba Tangará Foods, que fechou 2009 com um faturamento bruto de R$ 740 milhões, negocia com fundos de <i>private equity</i> uma injeção de recursos entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões, com o objetivo de acelerar o crescimento. O plano, com a chegada de um eventual sócio, é montar uma plataforma para fazer da companhia uma consolidadora.
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