Entre os temas abordados, esteve a "Transformação Digital do Agronegócio Familiar", com a consultora de Marketing Digital, Martha Gabriel. Segundo ela, as tecnologias contribuem de diversas maneiras nas tarefas diárias e estão em constante evolução e é preciso acompanhá-las. "É preciso mudar o tempo todo para que se tenha sucesso, pois quando realmente necessitar, pode não dar mais tempo", ponderou. A palestrante falou ainda sobre as megatendências: mobiles, data economy (economia de dados), real time (tempo real), social e sustentabilidade.
Palestras > O papel do Cooperativismo esteve presente na fala do presidente da Ocergs, Vergílio Perius: "Os produtores de leite são privilegiados em ser sócios de Cooperativa pela importância que o Cooperativismo possui em regiões que estão inseridos, pois tudo que gera riqueza fica no Estado, na propriedade e na família".
Com o objetivo de mostrar aos jovens a viabilidade da produção leiteira, o chefe geral da Embrapa, Dr. Paulo do Carmo destacou que "o Brasil tem consumidores e quem se dedica à atividade conseguirá agregar renda. A tendência é que o consumo do leite aumente no futuro".
As tendências de equipamentos e importância dos jovens no cenário do agronegócio e agricultura familiar foram destacadas pela médica veterinária Adriana Thiessen. Para ela, a disponibilidade de terra, a abundância de água, as tecnologias de ponta e o clima são pontos que favorecem a produção agrícola. O 3º Encontro de Jovens contou ainda com o relato dos associados Arialdo Bristot, de Paraí, e Maicon Cecconello, de Sertão.
As informações são da Assessoria de Comunicação Santa Clara.