O objetivo é subsidiar o criador com informações até então difíceis de serem encontradas ou acessadas, de forma que ele consiga fazer o planejamento estratégico de sua produção. A ferramenta trará também um aplicativo com planilha para o produtor calcular custos e gerenciar sua produção.
A equipe de socioeconomia da Embrapa adaptou a metodologia da FAO, originalmente utilizada para trabalhar dados sobre o Brasil, para gerar informações por Estado e município. Assim, o produtor poderá consultar regionalmente informações como efetivo de rebanhos, produção de carne, leite e lã no Brasil e no mundo, volumes de exportações e importações, cotações da carne e do leite (preço médio pago ao produtor) e dos principais insumos do sistema de produção, custos de produção e número de estabelecimentos rurais (propriedades) e agroindustriais (abatedouros, por exemplo).
Para a operacionalização da plataforma, a Embrapa fechou parcerias com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da salq/USP, com a CNA, com o Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal (SIG-SIF) do Ministério da Agricultura, além de cooperativas, associações e produtores.
As informações são do jornal Valor Econômico.