Embrapa e Girolando apresentam projeto para aumentar o número de touros avaliados pelo Teste de Progênie

O número de touros Girolando avaliados pelo Teste de Progênie pode crescer em breve. Em reunião realizada em Brasília, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite apresentaram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento um projeto para elevar a quantidade de animais que entram a cada ano para o Teste de Progênie. O projeto pretende também aumentar a coleta de amostras de leite utilizadas para obtenção das informações sobre os índices de gordura, proteína e contagem de células somáticas.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

O número de touros Girolando avaliados pelo Teste de Progênie pode crescer em breve. Em reunião realizada em Brasília, pesquisadores da Embrapa Gado de Leite apresentaram ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento um projeto para elevar a quantidade de animais que entram a cada ano para o Teste de Progênie. Com isso, será preciso aumentar também o total de rebanhos colaboradores, cujas fêmeas são inseminadas com sêmen dos reprodutores em teste.

Hoje, existem mais de 200 rebanhos colaboradores em várias regiões do Brasil. Para ampliar este número, será preciso a liberação de recursos pelo Ministério. "Na hora de definir a genética de qual touro vai usar em seu rebanho, o produtor quer o mínimo de garantia, e é exatamente através do Teste de Progênie que o reprodutor mostra sua verdadeira capacidade de transmitir e melhorar a produção leiteira de suas filhas", explica Celso Menezes, superintendente Técnico da Embrapa Gado de Leite. Atualmente, 70 reprodutores estão sendo avaliados no Teste de Progênie.

A Embrapa e a Girolando pretendem também aumentar a coleta de amostras de leite utilizadas para obtenção das informações sobre os índices de gordura, proteína e contagem de células somáticas (característica indicadora de predisposição à mastite) que fazem parte do Sumário de Touros. Outra meta do projeto é incluir novos marcadores genéticos para a raça.

As propostas foram apresentadas pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius da Silva, coordenador das pesquisas com o Teste de Progênie. Durante o encontro, ficou aprovado a nova taxa de emolumentos da Associação de Girolando, referente aos serviços prestados pela entidade aos criadores em todo o Brasil.

As informações são do Jornal de Uberaba, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Tiago Moraes Ferreira
TIAGO MORAES FERREIRA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/04/2010

É um passo muito importante para raça. Evoluir o teste é garantir a hegemonia da raça na produção de leite no Brasil e no restante do mundo tropical.

Muito Origado.
Qual a sua dúvida hoje?