ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa é citada como modelo de gestão por instituição de pesquisa norte-americana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/09/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

O modelo de gestão da Embrapa acaba de ser reconhecido e entrar para o rol de exemplos corporativos exitosos no relatório "ARS: Office of National Programs Revitalization", da National Academy of Public Administration (Napa), em um projeto de revitalização dos programas nacionais de pesquisa e desenvolvimento do Agricultural Research Service (ARS), principal agência de pesquisa interna do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O exemplo da Embrapa foi considerado adequado aos padrões da instituição que busca garantir organização e gerenciamento aos programas de pesquisa, baseados em um trabalho eficiente, criativo e impactante.

No relatório, a Napa sugere estratégias de como moldar e implementar mudanças na missão da pesquisa agrícola e refere-se à instituição brasileira como “uma agência irmã da ARS, que recentemente atualizou seu banco de dados de projetos e desenvolveu soluções de tecnologia da informação de fácil utilização para melhorar o acesso a informações sobre projetos de pesquisa em toda a empresa”. De acordo com o texto, o ARS pode se beneficiar com o exemplo da Embrapa, inclusive no que diz respeito à captação de recursos em parcerias público-privadas e as diferentes formas de orçamento da empresa que separam custeio de projetos, manutenção operacional, investimento e pessoal. No ARS,  investimento, custeio de projetos e pessoal pertencem à mesma rubrica.

Fortalecimento internacional
Segundo Alexandre Varella, coordenador do Labex EUA, a importância da integração de experiências entre as instituições também em gestão corporativa – além da pesquisa – fortalece a imagem internacional da Embrapa. “Representa também oportunidades de conhecer outras estratégias e processos que podem complementar e aperfeiçoar os adotados na Empresa”, comenta. Ele lembra que a instituição norte-americana se interessou pela experiência da Embrapa, após visita de Celso Moretti, então diretor de P&D,  ao ARS-USDA durante o processo de transição da Coordenação do Labex EUA em maio de 2019.

“Isso coincidiu com o plano do principal parceiro da Embrapa nos EUA em realizar estudo de casos de sucesso e benchmarking internacional para sugerir aperfeiçoamento do seu Programa de P&D e processos gerenciais”, explica. “Em novembro de 2019, o Labex EUA foi procurado pela Napa para  colaborar com a revitalização dos programas nacionais de P&D do ARS-USDA”, conclui.

A articulação do Labex EUA, com o apoio da Secretaria de Pesquisa e Desenvolvimento (SPD), realizou reuniões presenciais e reuniões virtuais para explicar as principais mudanças implementadas no Sistema Embrapa de gestão (SEG), suas ferramentas de TI no apoio à gestão e o novo Macroprocesso de Inovação. Alexandre Varella conta que foram apresentadas as megatendências da agricultura brasileira, por meio do documento Visão 2030, da Embrapa, e suas conexões com os cinco eixos de impacto e 12 objetivos estratégicos do VI Plano Diretor da Embrapa (PDE).  

Para Bruno Brasil, secretário de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, a experiência da empresa no exterior é muito positiva. “Isso demonstra que a Embrapa é reconhecida internacionalmente como um caso de sucesso em pesquisa e inovação agropecuária”, comenta. “E ainda contribui para que seja percebida como referência em gestão de PD&I,  atraindo parcerias e  investimentos e consolida uma reputação de excelência na área".

À instituição norte-americana foram apresentadas a nova política de PD&I, o SEG, seus colegiados a nível estratégico, tático e operacional, os 34 Portfólios e o sistema de gestão dos Portfólios, os quatro tipos de projetos em PD&I, as estratégias para ampliar a colaboração com o setor privado, por meio do fomento a projetos de inovação aberta, em parceria com o setor produtivo e ainda as formas de indução de projetos e a produção focada em ativos tecnológicos, através da implementação da escala de níveis de maturidade tecnológica (Escala TRL/MRL), além das ferramentas de TI em apoio à gestão, como Ideare e Quaesta.

Além da Embrapa, o relatório destaca a experiência de agências federais americanas, como U.S. Environmental Protection Agency (EPA), the National Aeronautics and Space Administration (Nasa), the National Institutes of Health (NIH), e de   instituições internacionais de pesquisa, entre elas o French National Institute for Agriculture, Food, and Environment (Inrae), Agriculture and Agri-Food (AAFC) e o Consultative Group for International Agricultural Research (CGIAR).

Sobre a ARS
ARS é uma das três agências na área de missão de Pesquisa, Educação e Economia do USDA,  encarregada de ampliar o conhecimento científico norte-americano e resolver demandas agrícolas por meio de programas nacionais, nas áreas de nutrição, segurança alimentar e qualidade, produção e proteção animal, recursos naturais e sistemas agrícolas sustentáveis, e produção e proteção de safras.

Sobre a Napa
A Napa é uma organização sem fins lucrativos, independente, formada por líderes em alta gestão pública e organizacional, capaz de enfrentar o mais crítico e complexo em gestão pública. Com uma rede de mais de 900 bolsistas e uma equipe de profissionais experientes, a Academia fornece consultoria e soluções práticas baseadas em pesquisa sistemática e análise de especialistas. Fundada em 1967 e licenciada pelo Congresso em 1984, a Academia auxilia os governos federal, estadual e local a responder desafios em governança.

As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures