Emater/RS-Ascar lançará e-book sobre produtores de leite

Na 41ª Expointer, que acontecerá entre os dias 25 de agosto a 02 de setembro de 2018, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, será lançado o primeiro e-book sobre produção leiteira produzido pela Emater/RS-Ascar. O evento acontecerá às 14h, na Casa Institucional da Emater/RS-Ascar, no Parque da Expointer

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Na 41ª Expointer, que acontecerá entre os dias 25 de agosto a 02 de setembro de 2018, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, será lançado o primeiro e-book sobre produção leiteira produzido pela Emater/RS-Ascar. O evento acontecerá às 14h, na Casa Institucional da Emater/RS-Ascar, no Parque da Expointer. A intenção com a criação do livro virtual é fazer uma publicação sobre os casos de sucesso das atividades leiteiras dos assistidos da Instituição. Serão relatadas 105 experiências, descritas por 148 extensionistas de 83 municípios, que demonstram a importância do trabalho da extensão rural com essa atividade em termos de assistência técnica e acesso às políticas públicas. 

O formato da publicação e o seu conteúdo foram definidos pelo assistente técnico estadual em Sistemas de Produção Animal da Emater/RS-Ascar e coordenador do projeto, zootecnista Jaime Eduardo Ries, que repassou para os escritórios municipais das doze regiões administrativas da Instituição as informações sobre como participar, possibilitando a redação dos textos pelos extensionistas que assistem aos produtores de leite selecionados para os relatos. Cada caso apresentado tem o espaço de uma página no livro virtual, onde são apontadas as razões pelo sucesso obtido pelas famílias, além de dados em tabelas, inclusive da renda obtida, e fotos das famílias dos produtores de leite.

Região de Santa Maria

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Maria foram selecionadas casos de três famílias de produtores de leite para serem apresentadas no livro virtual.

O extensionista Ricardo Lopes Machado, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, relatou o trabalho feito com a família Schimit da Rocha, do distrito de Boca do Monte, que adotou outro sistema de produção de leite, através do Pastoreio Racional Voisin, para a pecuária de base ecológica. Machado também descreveu a experiência da família Santini, que está na quarta geração de leiteiros da família, e possui hoje uma propriedade que é referência na produção em bases ecológicas, com manejo mais sustentável do agroecossistema, uso da homeopatia e respeito ao bem-estar animal. Já o extensionista João Raimundo Cruz da Cruz, do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de São Vicente do Sul, discorreu sobre a família Veiga dos Santos, da localidade de Dois Irmãos, que teve aumento significativo na produção e na rentabilidade do leite com investimento na aquisição de animais de qualidade, entre outras ações orientadas pela Emater/RS-Ascar. As famílias, Schimit da Rocha, Santini e Veiga dos Santos, já eram assistidas pelos extensionistas e por isso foi possível uma análise aprofundada da situação de cada uma.

Lançamento

No dia 31/08, data de lançamento da publicação, está planejada uma apresentação do e-book, às 14h, pelo coordenador do projeto Jaime Ries, seguida da exposição de dois casos descritos na publicação por técnicos dos escritórios municipais, acompanhados pelos respectivos produtores envolvidos. Na sequência será entregue o cartão contendo o código QR, com link para acesso ao livro. O código QR (Quick Response Code) é um código de barras que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. Esse código, após a decodificação, passa a ser um trecho de texto, um link ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

Segundo Jaime Ries, o e-book é uma forma de mostrar o trabalho do produtor e da Emater/RS-Ascar de uma maneira acessível e que já está presente na extensão rural. - É crescente o número de produtores e extensionistas que hoje tem smartphone, Whatsapp, e acesso às novas tecnologias, tanto para o trabalho quanto para o lazer. Esse formato de livro permite fazer atualizações com tempo e maior alcance de pessoas, onde a nossa principal intenção é valorizar o trabalho dos produtores de leite e de todo o pessoal da Emater que trabalha com eles -, assegurou Ries.

As informações são da Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?