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Do básico aos produtos premium, Lala aposta na criação de produtos lácteos para mexicanos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/03/2019

3 MIN DE LEITURA

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Por meio de um portfólio diversificado de produtos, que vão desde produtos básicos no estilo de commodities até produtos premium, o Grupo Lala garante que atrai a população diversificada do México. "Queremos ser o líder número um em pesquisa e desenvolvimento de produtos lácteos", disse o chefe de operações, David Resgado. Por anos, o leite tem sido um produto de commodity no México, de acordo com Resgado. No entanto, o Grupo Lala fez esforços para lançar mais produtos premium nos últimos anos.

“Temos um grande laboratório de P&D (pesquisa e desenvolvimento) no norte do país e estamos sempre observando o que os consumidores querem aqui e no mundo todo. Por exemplo, o orgânico era uma tendência global em países como os EUA, o Canadá e a Europa e entendemos que essas tendências podem trazer novas experiências para nossos produtos. Queremos ser o líder número um em P&D e desenvolvimento de novos produtos na indústria de lácteos", disse Resgado. "Por isso, estamos investindo muito e um exemplo disso é o Lala 100”, acrescentou.

O Lala 100 contém 70% mais proteína e 30% mais cálcio que o leite padrão. “Este é um produto que nós trouxemos para o consumidor e ‘quebramos’ o status de commodity do leite. Se o leite custa 16 ou 17 pesos (US$ 0,83 ou US$ 0,89), podemos vendê-lo por 22 pesos (US$ 1,15), porque é um produto diferente. É leite, mas o sabor, qualidade e propriedades [nutricionais] são diferentes, e as pessoas aceitam isso”.

Resgado disse que desenvolver o Lala 100, que é feito através de um processo de ultrafiltração, foi um grande desafio técnico. “Isso porque nós não adicionamos a proteína extra, nós concentramos o leite. É mais natural para o consumidor. Eles estão procurando por produtos naturais que não tenham aditivos ou qualquer tipo de química. No momento, somos a única empresa a usar esse processo para concentrar o leite e ter esse tipo de produto no mercado aqui", acrescentou.

Lácteos para todos os mexicanos

O Grupo Lala visa construir um portfólio de produtos que atenda a todos os estratos da sociedade mexicana. Isso significa não apenas produtos high-end, como o Lala 100 ou seu leite orgânico, que foi lançado no ano passado, mas o que Resgado descreve como produtos básicos de commodity.

Produtos como o Nutri-Leche, uma mistura de água, leite em pó, óleo de palma, emulsificantes, estabilizadores e vitaminas adicionadas, são acessíveis para muitos mexicanos. Esses produtos no estilo commodity respondem pela maior parte dos negócios da empresa, tanto em volume quanto em valor. Ele também está adotando essa abordagem dupla para sua linha não láctea.

No mês passado, assinou um acordo de distribuição com a Blue Diamond Growers para levar as bebidas Almond Breeze da Blue Diamond Growers ao mercado mexicano. A empresa está confiante de que a marca Blue Diamond não irá canibalizar as vendas da sua própria gama de leites à base de plantas, a Soy Vita, porque é mais premium.

Preferências regionais

Outra maneira de garantir o apelo generalizado em um país tão diverso quanto o México é por meio dos sabores, disse Resgado, o que é especialmente verdadeiro para o queijo. "O queijo no México é muito regional", disse ele. "Nosso leite é distribuído por todo o país, da parte sul ao norte, mas o queijo tem que ter um foco regional".

Os consumidores das regiões do norte preferem queijos duros que tenham sido amadurecidos por vários meses, como o Manchego e o Chihuahua (similar ao cheddar branco suave), enquanto os mexicanos centrais preferem queijo branco fresco.

Fornecimento

O Grupo Lala obtém o seu leite da região norte de Coahuila com o gado alimentado com uma mistura de alimentos importados dos EUA e alimentos produzidos internamente. Resgado disse que o Grupo Lala buscou diversificar seu abastecimento e comprar leite de produtores de outras partes do país, mas descobriu que a qualidade não era tão alta. “No sul, por exemplo, chove muito e as vacas adoecem muito. Eles não têm os mesmos níveis de produção e nós não obtemos a mesma qualidade do leite”.

Em 27/03/19 – 1 Peso Mexicano = US$ 0,05239
19,0877 Peso Mexicano = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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