ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Dinamarca tomará medidas contra o quase monopólio da Arla Foods

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/01/2004

1 MIN DE LEITURA

0
0
O ministro da Economia da Dinamarca, Bendt Bendtsen, anunciou que tomará medidas para acabar com o quase monopólio da empresa láctea Arla Foods na Dinamarca, que domina 93% do mercado lácteo. Essas medidas incluiriam facilidades para que os sócios produtores (a Arla é uma cooperativa) possam abandoná-la sem ser submetidos às duras condições econômicas que existem atualmente no caso de os produtores romperem sua relação com a empresa. Além disso, também serão tomadas medidas para assegurar que os produtores tenham alternativas viáveis para a venda de sua produção.

Segundo Beldsen, tem havido muitos episódios nos quais a Arla tem abusado de sua posição dominante no mercado. Para a diretora de informação da Arla, Astrid Gade Nielsen, as advertências do ministro são desnecessárias, já que a empresa está em processo de revisão dos acordos com seus sócios.

O grupo Arla Foods foi criado na primavera do ano 2000, após a fusão da empresa dinamarquesa MD Foods e a empresa sueca Arla. Atualmente é a maior companhia de lácteos da Europa com uma recepção total de 7,1 milhões de toneladas de leite. Está constituída de forma cooperativa, com 14,9 mil produtores da Dinamarca e da Suécia. Os aproximadamente 7,9 mil produtores cooperativos dinamarqueses enviam 4 milhões de toneladas de leite à cooperativa. Isto corresponde a mais de 90% da produção leiteira na Dinamarca. Os cerca de 7 mil produtores cooperativos suecos entregam 2,2 milhões de toneladas, o que representa cerca de 60% da produção láctea da Suécia.

Recentemente, o Tribunal de Competição britânico aprovou a fusão entre a Express Dairies e a filial britânica da Arla Foods. A fusão das duas empresas representa o maior grupo lácteo do Reino Unido. Além disso, a Arla está buscando comprar outra grande empresa em outro país europeu, provavelmente na Alemanha.

Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures