DF: incentivo à produção de leite com qualidade

A produção leiteira no Distrito Federal ainda é pequena, mas se destaca pela qualidade. Com o objetivo de estimular e manter essa qualidade da produção do leite no DF, a Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa/DF) tem apoiado encontros de produtores e atuado, em parceria com o Governo do Distrito Federal, em programas de incentivo à produção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

A produção leiteira no Distrito Federal ainda é pequena, mas se destaca pela qualidade. Dos 162 milhões litros de leite consumidos anualmente pelos 2,6 milhões de habitantes do DF, 36 milhões são produzidos na região, ou seja, o equivalente a 22% do consumo. O zootecnista da Emater/DF, Ricardo Magalhães, explica: "como nossa extensão territorial é pequena, não podemos competir em quantidade com Goiás e Minas, mas temos condições de colocar no mercado um dos melhores leites do país".

Com o objetivo de estimular e manter essa qualidade da produção do leite no DF, a Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa/DF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF) apoiaram o IV Encontro de Produtores e Processadores de Leite do DF e Entorno, realizado no domingo (1º) no Núcleo Rural Monjolo, em Brasília/DF.

As palestras começaram pela manhã e reuniram cerca de 200 pessoas, entre produtores e trabalhadores rurais. Higiene na ordenha, processos que garantem a qualidade do leite, detalhes sobre comercialização e melhores alternativas para alimentação do gado durante a seca foram alguns dos temas abordados.

O secretário de Agricultura, Wilmar Luis da Silva, afirmou que o evento estimula a união dos produtores. "É uma confraternização, realmente, de todos os produtores locais. É uma maneira de motivar e incrementar o objetivo do Estado de fomentar a produção do leite".

Estímulo governamental

Wilmar lembrou ainda do estímulo que a produção de leite no DF ganhou com a aprovação do Decreto nº 29.810. Editada em dezembro de 2008 pelo Governo do Distrito Federal, a Lei regulamenta o Programa de Fortalecimento e Consolidação da Bacia Leiteira do DF e da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE). A Seapa, então, selou parceria com produtores locais para impulsionar a economia do Estado e, ao mesmo tempo, atender a programas sociais. Atualmente, cerca de 500 produtores participam da iniciativa.

Um dos programas que conta com essa produção é o Vida Melhor, que atende 46 mil pessoas carentes em todo o DF. Para isso, o Governo compra, por dia, 60 mil litros. "Esse programa deu uma alavancada em nossa produção. Queremos retornar para a produção de 150 mil litros por dia", informou Wilmar.

As informações são da Seapa, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Márcio Braga
MÁRCIO BRAGA

EM 28/01/2015

Parabéns pelo programa e pelo encontro.
Fernando Melgaço
FERNANDO MELGAÇO

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA

EM 09/08/2010

Quero parabenizar o Sr.Wilmar Luis da Silva,Secretário da Agricultura do DF,pela iniciativa desse encontro dos produtores de leite com vistas na melhoria da qualidade.No entanto,o que mais gostei foi do Programa Vida Melhor,com a distribuição de leite para a população carente.Espero que esse programa seja ampliado,como pretende o próprio Secretário para que muito mais pessoas possam receber esse produto tão nobre em suas mesas.
E,para terminar,deixo aqui aquela frase:leite,o mais nobre dos alimentos.
Atenciosamente,
Fernando Mellgaço.
Qual a sua dúvida hoje?