Deputado quer mais leite fluido na merenda escolar
A Câmara analisa o Projeto de Lei 5707/09, que determina que no mínimo 40% do leite adquirido com recursos repassados pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tenham a forma líquida do produto. De acordo com o relator da comissão, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), estados e municípios priorizam o uso de leite em pó no cardápio das merendas escolares. Essa prática, na avaliação dele, privilegia um segmento da indústria alimentícia que se concentra em poucas regiões do País.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
De acordo com o relator da comissão, deputado Abelardo Lupion (DEM-PR), estados e municípios priorizam o uso de leite em pó no cardápio das merendas escolares. Essa prática, na avaliação dele, privilegia um segmento da indústria alimentícia que se concentra em poucas regiões do País.
Ao fixar um percentual mínimo para a compra de leite líquido, o texto pretende movimentar a economia rural local. Isso porque o Poder Público poderá adquirir a mercadoria de pequenos e médios produtores e distribuí-la à população escolar.
Para Lupion, a proposta beneficia diversos setores da sociedade. "A comunidade atendida receberá diariamente um produto de qualidade e o produtor de leite ficará incentivado a permanecer na atividade", ressalta.
O projeto, que tramita em regime de prioridade, aguarda distribuição às comissões técnicas da Casa. Posteriormente, será analisado pelo Plenário.
Clique aqui e veja a proposta na íntegra.
As informações são da Agência Câmara, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

PEREIRA BARRETO - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO
EM 14/01/2010
MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/01/2010

TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 08/01/2010
Parabéns ao sr. Deputado. A comissão de AGRICULTURA da Camara,
a CNA, Faemg etc. deveriam cerrar fileiras nesta proposta, que beneficiaria
a saúde do aluno, formaria BOM hábito alimentar, sendo uma oportunidade
para o produtor ter o leite com a valor que realmente tem.
QUE VENHA O LEITE DE "SAQUINHOS " PARA OS ESCOLARES.
Em tempo: este programa já foi implatado em MG com ótimos resultados.
Osmaur

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/01/2010

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 07/01/2010
Renato Saliba

GOIÂNIA - GOIÁS - MÍDIA ESPECIALIZADA/IMPRENSA
EM 06/01/2010
Existe também o problema da diluição com excesso de água,quando o estoque de leite-em-pó está pouco ou ainda o uso de água contaminada na diluição.
No entanto,faz-se necessário uma fiscalização rigorosa,para evitar seja servido leite mal pasteurizado (cru) ou com fraudes,como adição de soro-de-queijo,água e produtos químicos tais como hidróxido de sódio (soda cáustica) e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) etc.
Leite:o mais nobre dos alimentos,mormente para as crianças.
Atenciosamente,
Fernando Melgaço.