Demanda e custos da dieta sustentarão preços dos lácteos

O forte consumo de lácteos, juntamente com os altos custos da dieta animal aos produtores, serão suficientes para evitar um declínio nos preços do leite, apesar das robustas previsões de produção, de acordo com o National Australia Bank (NAB).

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O forte consumo de lácteos, juntamente com os altos custos da dieta animal aos produtores, serão suficientes para evitar um declínio nos preços do leite, apesar das robustas previsões de produção, de acordo com o National Australia Bank (NAB).

Os preços dos lácteos, que caíram cerca de 11% com relação ao alto nível alcançado em março nos leilões realizados pela Fonterra, provavelmente "atingiram seu pico", disse o NAB, notando o surgimento de uma "resposta na oferta" aos altos preços. A produção de leite dos Estados Unidos aumentou 2,3% em março e a produção da União Europeia (UE) aumentou 2,6% em fevereiro. No hemisfério sul, a produção na Nova Zelândia, maior exportador mundial de leite, aumentará entre 4 a 5% nessa safra.

Entretanto, grande parte dessa maior produção foi absorvida pela crescente demanda. "A contínua recuperação econômica nas grandes economias desenvolvidas está direcionando o consumo doméstico, enquanto o aumento rápido das rendas no mundo em desenvolvimento está direcionando a demanda de importação", disse o economista do setor de agronegócios do NAB, Michael Creed. "Esse é particularmente o caso da China, onde o crescimento das importações foi rápido no ano passado" e cuja indústria doméstica ainda está abalada pelo escândalo de contaminação do leite com melamina em 2008.

Além disso, com os preços da dieta animal devendo permanecer fortes, "os preços relativamente altos dos lácteos serão requeridos para manter as margens" e estimular os produtores a aumentar a produção.

Austrália

O NAB previu também que a produção na Austrália aumentará, impulsionada pelo impacto das chuvas nas pastagens, apesar de, com um crescimento de 2,2%, para 9,3 bilhões de litros, a produção deva crescer somente em um ritmo "médio", à medida que os produtores reconstroem suas finanças após as perdas na safra 2009-10.

"Embora os lucros tenham se recuperado em 2010-11, a confiança dos produtoes de lácteos ainda está um pouco hesitante", disse Creed. Uma pesquisa sobre as opiniões na indústria da Austrália mostrou que "os produtores estão mais cautelosos sobre o futuro do que as condições por si só sugeririam, de forma que uma resposta massiva na oferta da Austrália ainda não está prevista".

As informações são do Agrimoney, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?