Demanda chinesa faz JBS apostar no setor de lácteos
A JBS-Friboi aposta no mercado internacional de lácteos. De acordo com Marcus Pratini de Moraes, membro do conselho JBS e presidente do Comitê de Estratégia Empresarial e Sustentabilidade, o aumento no consumo de leite na China deve garantir um futuro promissor para a pecuária leiteira do País. "Leite e derivados são a bola da vez nos próximos dez anos. Os chineses estão começando a tomar leite e a produção local não acompanha. Eles vão precisar importar leite em pó", diz Pratini de Moraes.
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Para Rodrigo Alvim, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária da CNA, a demanda chinesa deve aumentar, além dos cerca de 15 bilhões de litros do produto consumidos por ano, mais 42 bilhões de litros. "O Pratini está correto: podemos atender os chineses", diz Alvim.
Segundo o executivo da CNA, o Brasil possui 21,5 milhões de vacas produzindo leite. "O setor só precisa melhorar a administração, a alimentação e o manejo desses animais para aumentar a produtividade", afirma. Atualmente, segundo Alvim, a China possui 300 milhões de habitantes que consomem 50 litros de leite por ano per capita, e 1 bilhão que consomem anualmente apenas oitos litros per capita. "Se esse bilhão passar a consumir 50 litros anuais, volume abaixo do recomendado, será um aumento de 42 bilhões na demanda", diz. O executivo da CNA disse que o governo chinês investe atualmente em campanha para aumentar o consumo local de leite.
Estudo da CNA mostra que nos três anos precedentes à crise, o consumo de leite avançava cerca de 4% ao ano, enquanto a produção aumentava em média 2,5%. "O déficit fez com que os estoques dos Estados Unidos e da UE acabassem e os preços do leite em pó estourassem", diz Alvim. O setor estima para este ano alta de 5%.
Para Alvim, a organização do setor pautada pela valorização das cooperativas também pode acarretar aumento de produtividade. "Como ocorre na Nova Zelândia, maior exportadora mundial do produto. Lá, 95% do leite produzido está em cooperativas. Os neozelandeses exportam 95% do capital e destinam para o mercado interno 35% da produção", afirma o executivo.
A matéria é de Alécia Pontes, publicada no DCI, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
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CAMPO ALEGRE DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 24/06/2010
O Pratini tb criou o Moderfrota, que fez a produção de grãos subir de 73 milhões
de toneladas em 1995, para 123 milhões em 2003. Tudo isso, em uma época em que as commodities agrícolas estavam em baixa no mercado internacional. Além disso, criou o programa Brazilian Beef para promover a carne brasileira na Europa, tb erradicou a aftosa do país, e fixou as taxas de juros nos empréstimos agrícolas (antes variáveis).
Abraço,
A Elias
NITERÓI - RIO DE JANEIRO
EM 23/06/2010
Sem contar que os chineses estão comprando fazendas na NZ e também aqui no Brasil.
Ramon Benicio

LIMA DUARTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 23/06/2010
O artigo não diz.

IBIRAPUÃ - BAHIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
EM 22/06/2010
Acredito muito nas colocações quando são feitas por Pratini de Moraes, este homem é o grande divisor de águas da exportação da carne brasileira.