Demanda asiática impulsiona exportações de queijos dos EUA

O crescente apetite por pizza e cheesebúrgueres da Ásia significa que os Estados Unidos estão exportando mais queijos, aumentando os custos das commodities. Os preços do queijo cheddar no atacado aumentaram 49% nesse ano, à medida que os Estados Unidos enviaram mais que duas vezes mais para a Ásia nos primeiros quatro meses de 2011 com relação ao ano anterior, mostraram dados do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC, sigla em inglês). A Coreia do Sul, região maior compradora, quase triplicou as importações, enquanto a China mais que dobrou.

Publicado por: MilkPoint

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O crescente apetite por pizza e cheesebúrgueres da Ásia significa que os Estados Unidos estão exportando mais queijos, aumentando os custos das commodities. Os preços do queijo cheddar no atacado aumentaram 49% nesse ano, à medida que os Estados Unidos enviaram mais que duas vezes mais para a Ásia nos primeiros quatro meses de 2011 com relação ao ano anterior, mostraram dados do Conselho de Exportações de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC, sigla em inglês). A Coreia do Sul, região maior compradora, quase triplicou as importações, enquanto a China mais que dobrou.

O boom do queijo pressionou os futuros do leite para um recorde dos últimos quatro anos na semana passada e está aumentando os custos da Kraft, segunda maior companhia de alimentos do mundo, e a Costco Wholesale Corp., maior rede de clube atacadista dos Estados Unidos. O aumento global na demanda por alimentos impulsionará as exportações agrícolas dos Estados Unidos para um recorde de US$ 137 bilhões no ano que termina em 30 de setembro, disse o Governo em maio.

"Os asiáticos tradicionalmente não são grandes consumidores de queijos, mas isso está mudando", disse o corretor e parceiro da Rice Dairy LLC, Jon Spainhour. A McDonald's Corp., maior rede de restaurantes do mundo, planeja adicionar 200 lojas na China no próximo ano, um aumento de 16% com relação às 1.287 lojas no final de 2010. "É muito cheeseburguer", disse Spainhour.

Nos quatro primeiros meses do ano, os envios de queijos dos Estados Unidos foram de 173.531 toneladas, um aumento de 68% com relação ao ano anterior.

A Kraft Foods, empresa com sede em Northfield, Illinois, principal vendedor de queijos com marca do país, passou parte dos maiores custos dos lácteos aos consumidores. A maioria do crescimento das receitas de queijos da companhia no primeiro trimestre veio dos maiores preços, disse o porta-voz da empresa, John Simley.

Em maio, a Kraft reduziu suas previsões de lucros para o ano parcialmente por causa do aumento nos custos das commodities. Os fabricantes de alimentos e bebidas que também incluem Sara Lee Corp. e Kellogg Co. aumentaram os preços em muitos produtos para lidar com os maiores preços das matérias-primas, como lácteos, trigo, milho e café.

O queijo cheddar nos supermercados norte-americanos aumentaram para US$ 5,442 por libra (quase US$ 12 por quilo) em junho, o maior desde 1984, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os futuros do leite classe III, usado para fazer queijos, alcançaram US$ 21,15 por 100 libras (US$ 46,62 por 100 quilos) em 11 de julho na Chicago Mercantile Exchange (CME), o maior desde julho de 2007.

O mercado de exportação dos lácteos dos Estados Unidos está crescendo oito vezes mais rápido do que a demanda doméstica, de acordo com a Federação Nacional de Produtores de Leite (NMPF, sigla em inglês). Os Estados Unidos são o quarto maior exportador de queijos do mundo, atrás da União Europeia (UE), Nova Zelândia e Austrália.

"O restaurante casual Pizza Hut está absolutamente empolgado na China", disse o diretor executivo da Yum! Brands Inc., David Novak. As vendas no país nas mesmas lojas que já havia no ano passado (sem contar as novas lojas) aumentaram 22% no segundo trimestre, disse ele. A Papa John's International Inc., que tem 160 restaurantes na China, exporta queijos dos Estados Unidos a essas lojas "para controle de qualidade", disse o porta-voz, Chris Sternberg.

Na China e na Índia, os países mais populosos do mundo, "existem muitas pessoas, particularmente ascendendo para a classe média", disse o vice-presidente de comunicações para a CWT (Cooperativas Trabalhando Juntas, em inglês), Chris Galen. "O que vemos novamente é as pessoas gastando mais em uma dieta estilo ocidental".

Os exportadores dos Estados Unidos podem ter uma vantagem sobre os competidores por causa do mercado de futuros de queijos em Chicago, que oferece aos compradores uma maior transparência na determinação de preços, disse Spainhour. O preço atacadista do cheddar permanecerá em cerca de US$ 2 por libra (US$ 4,40 por quilo) nesse ano, disse ele. No ano passado, o preço ficou em média em US$ 1,50 por libra (US$ 3,3 por quilo). "Nossos exportadores podem oferecer um preço fixo do queijo 24 meses para o futuro. Isso é algo que ninguém mais pode fazer", disse ele.

As exportações de queijos dos Estados Unidos podem estar pelo menos 10% maior que o registrado no ano passado, disse o editor da Dairy & Food Market Analyst, Jerry Dryer. "Essa é uma demanda internacional muito forte. A renda pessoal disponível está aumentando lentamente", disse ele.

As informações são da Bloomberg, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
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