A Danone vendeu sua participação em uma fabricante de sucos chinesa por € 200 milhões, menos da metade do valor por ação oferecido pela Coca-Cola em transação que foi derrubada no ano passado. O valor da fatia da Danone na Huiyuan Juice Group despencou desde que o governo chinês proibiu a Coca-Cola de adquirir a maior fabricante de sucos, de capital fechado, do país.
A Coca-Cola havia oferecido pagar US$ 2,4 bilhões, em dinheiro, para comprar o controle da Huiyuan há dois anos. Porém, em março de 2009, Pequim vetou o acordo, que foi a primeira prova prática das novas leis antitruste chinesas.
O grupo francês, comandado por Franck Riboud, anunciou ontem (28) o acordo para vender sua participação de 23% na Huiyuan para o Saif, um grupo de investimentos em participações, com sede em Hong Kong. A maior fabricante mundial de iogurtes venderá a participação por cerca de 10% acima do preço de fechamento dos papéis da Huiyuan na sessão de terça-feira (27).
A Danone informou que se desfez da participação na fabricante de sucos, que fazia parte de sua divisão de água engarrafada, para concentrar as operações na comercialização de água. Contudo, o grupo francês reiterou seu comprometimento com o mercado chinês e informou que continuará expandindo suas quatro principais atividades - iogurtes, águas, alimentos para bebês e nutrição médica - já em operação no país.
A matéria é de Jamil Anderlini e Scheherazade Daneshkhu, do Financial Times, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
Danone vende sua parte em fabricante de sucos chinesa
A Danone vendeu sua participação em uma fabricante de sucos chinesa por € 200 milhões, menos da metade do valor por ação oferecido pela Coca-Cola em transação que foi derrubada no ano passado. A Danone informou que se desfez da participação na fabricante de sucos, que fazia parte de sua divisão de água engarrafada, para concentrar as operações na comercialização de água.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.