Danone deve focar mercados da Rússia e EUA em 2011
A multinacional francesa Danone está esperando aumentar suas vendas de produtos lácteos frescos, um segmento que representou 57% das vendas da companhia em 2009, e pretende priorizar os mercados da Rússia - Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e dos Estados Unidos em 2011.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Na Rússia, a Danone está em processo de fusão da divisão de produtos lácteos frescos com a Unimilk. A Danone-Unimilk deverá ser responsável por 21% do mercado total da Rússia e a Danone ficará com 57,7% da nova entidade.
O diretor executivo da Danone, Franck Riboud, identificou a CEI como uma importante área de crescimento para sua companhia, à medida que países como Rússia, Ucrânia, Cazaquistão e Bielorrússia têm muito potencial para mais consumo per capita de produtos lácteos frescos.
Além disso, a Unimilk é vista por Riboud como um negócio complementar dado seu portfólio de produtos tradicionais lácteos e alimentos para bebês. A Danone também vê um acesso significante ao espaço branco à medida que a Unimilk tem uma boa presença na região oriental da Rússia, enquanto a Danone é mais forte na parte ocidental do país. Riboud disse que espera 10% de vendas adicionais nos próximos três anos na Rússia graças às sinergias com a Unimilk.
Nos Estados Unidos, a Danone registrou uma taxa composta de crescimento anual de 9% entre 1999 e 2009. Após focar principalmente no iogurte Activia, a companhia tem agora remodelado seu portfólio para mais crescimento. Riboud disse que sua companhia incluiu em seu foco novas marcas para o mercado dos Estados Unidos, como DanActive, iogurte Greek e várias embalagens, bem como novos produtos para crianças. A Danone também está planejando introduzir uma marca tática privada com a rede varejista Wal-Mart.
Ele descreveu os Estados Unidos como um mercado com espaço para muita expansão em termos de vendas de iogurte porque o consumo per capita nesse país é menor do que em outros mercados, como os da Europa. "Os Estados Unidos são uma nação emergente para nós à medida que o consumo per capita ainda está baixo", disse Riboud.
Dois terços dos consumidores de iogurte dos Estados Unidos compram uma vez por mês ou menos. Além disso, 17% das famílias norte-americanas não são consumidoras de iogurte, disse Riboud, citando dados da pesquisa 2010 IRI Household Panel. Ele também estimou que o consumo per capita de iogurte nos Estados Unidos em 2010 será de 5,44 quilos. Ele espera que a Danone tenha um importante papel no crescimento do consumo per capita de produtos lácteos frescos nos Estados Unidos no futuro.
As informações são do Flexnews, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.