DairyAmerica: companhia norte-americana venderá leite através de leilões da Fonterra

Demorou dois anos, mas a gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, conseguiu alcançar sua meta de atrair outra companhia internacional para vender em sua plataforma de leilão online, a globalDairyTrade.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Demorou dois anos, mas a gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, conseguiu alcançar sua meta de atrair outra companhia internacional para vender em sua plataforma de leilão online, a globalDairyTrade.

Como antecipado, a DairyAmerica - grupo de quatro companhias cooperativas e a maior entidade de lácteos da Califórnia - começará a vender na plataforma em 4 de outubro, no que ambas as companhias estão chamando de um desenvolvimento significante para a líder de comercialização de commodities lácteas do mundo.

O diretor executivo da DairyAmerica, Rich Lewis, disse que a companhia irá no futuro administrar uma proporção "significante" de seu negócio de exportação através da globalDairyTrade, ao invés de através de um distribuidor ou acordos com revendedores.

A Fonterra lançou a globalDairyTrade em julho de 2008, bem quando os preços das commodities mundiais começaram a cair em resposta à crise financeira global. A iniciativa, que a Fonterra disse que criou para trazer transparência para os mercados voláteis de commodities, gerou fortes críticas de rivais internacionais e nos círculos leiteiros dentro da Nova Zelândia, que acusaram a plataforma de ajudar a pressionar os preços para baixo.

Hoje, as vendas na globalDairyTrade totalizam US$ 4 bilhões. A plataforma comercializa cerca de 650.000 toneladas de produtos anualmente e tem cerca de 350 compradores registrados de 67 países. A plataforma começou como um evento mensal de vendas, mas agora, é feita duas vezes por mês. A Fonterra disse em 2009 que queria abrir a globalDairyTrade para outros vendedores.

Lewis disse no começo do ano, quando a DairyAmerica anunciou que estava considerando se unir à globalDairyTrade, que sua companhia estava entre as internacionais que duvidavam da iniciativa no momento, mas agora, como a Fonterra, acredita que a plataforma trouxe mais transparência ao mercado para todos os participantes.

A DairyAmerica, cujas companhias membros representam cerca de 45% de todo o leite em pó desnatado produzido nos Estados Unidos, disse que começaria a vender produtos de leite em pó desnatado, com outras linhas sendo adicionadas com o tempo.

O principal produto oferecido pela Fonterra na globalDairyTrade é o leite em pó integral, um mercado onde tem forte influência global.

A reportagem é do BusinessDay.co.nz, traduzida e adaptada pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?