Dairy UK publica documento sobre situação do setor

O <i>Dairy UK</i>, entidade que representa a indústria de lácteos do Reino Unido, publicou um documento que foi chamado de "<i>White Paper</i>" sobre o atual estado da indústria leiteira do país, tratando de competitividade, tendências de consumo, políticas em comparação com a Europa e meio-ambiente. O documento tem 50 páginas e apresenta a perspectiva da indústria britânica em questões políticas, incluindo o Grupo de Alto Nível em Lácteos da União Europeia (UE), afirmações sobre saúde e nutrição e rotulagem de país de origem.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O Dairy UK, entidade que representa a indústria de lácteos do Reino Unido, publicou um documento que foi chamado de "White Paper" sobre o atual estado da indústria leiteira do país, tratando de competitividade, tendências de consumo, políticas em comparação com a Europa e meio-ambiente. O documento tem 50 páginas e apresenta a perspectiva da indústria britânica em questões políticas, incluindo o Grupo de Alto Nível em Lácteos da União Europeia (UE), afirmações sobre saúde e nutrição e rotulagem de país de origem.

O documento começa com uma revisão sobre as tendências de consumo que os produtores, processadores e varejistas do país enfrentam. A Dairy UK disse que a previsão para a indústria é positiva, apesar de um declínio no consumo de certos produtos lácteos, particularmente leite integral, nos últimos anos. A organização destacou áreas de crescimento no mercado britânico, dizendo que o segmento de queijo embalado cresceu 6% no último ano e o de leite com menor teor de gordura cresceu 1,6%, além de oportunidades de crescimento fora do Reino Unido.

Apoiado pelo crescimento populacional e desenvolvimento econômico, a Dairy UK apoiou as previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sugerindo que a demanda global para produtos lácteos crescerá 16% entre 2009 e 2018.

A Dairy UK também determinou sua posição em algumas grandes questões políticas. Diferentemente da Associação Europeia de Lácteos (EDA, sigla em inglês), que recentemente criticou os planos da UE de expandir a rotulagem de país de origem para os produtos lácteos, a Dairy UK disse que apoia essa medida obrigatória. "A Dairy UK e a indústria de lácteos estão desenvolvendo seu próprio guia em apoio à rotulagem do país de origem dos produtos lácteos, reconhecendo o local de processamento".

A Dairy UK também trabalhou para falar sobre o Grupo de Alto Nível em Lácteos da UE, dizendo que é vital que as recomendações do grupo não arrisquem o desenvolvimento positivo dos planos integrados de fornecimento no Reino Unido, pelos quais os varejistas pagam um prêmio pelo leite originário de grupos de produtores dedicados. "Os produtores alcançaram os benefícios desses planos durante a última recessão nos mercados mundiais, quando os preços do leite no Reino Unido permaneceram relativamente robustos".

Para o futuro, a organização comercial pediu mais consolidação na indústria de lácteos do Reino Unido bem como esforços adicionais para melhorar a eficiência e direcionar inovações. Em particular, expressou suporte às recentes tentativas de melhorar as economias de escala na produção e no processamento de lácteos, dizendo que isso é vital se a indústria quiser se manter competitiva.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

O documento completo pode ser acessado clicando aqui.


Você já escolheu entre os 5 indicados à 2ª fase do Prêmio Impacto? Clique aqui, escolha e concorra a um iPod Touch.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?